Filmes de Natal que viraram clássicos para assistir nos streamings e já começar a entrar no espírito natalino
É hora de dar play na tradição: maratonar os filmes de Natal que se tornaram clássicos absolutos. De histórias sobre redenção e fé a comédias hilárias sobre duendes em Nova York, os títulos são a certeza de aconchego e risadas, bem como de momentos inesquecíveis em família.
Para ativar o espírito natalino que vive em cada um de nós, reunimos os filmes essenciais que você, portanto, deve incluir na sua lista. Todos disponíveis nos principais streamings, para assistir quando e onde quiser, comemorando o Natal em grande estilo.
Filmes clássicos de Natal para assistir nos streamings
“A Princesa e a Plebeia”
Apesar de ser mais recente, “A Princesa e a Plebeia” se tornou um clássico entre assinantes da Netflix, chegando a ganhar outros dois filmes. A sinopse, em um período que antecede o Natal, destaca a padeira Stacy, que viaja a Belgravia para participar de um concurso.

Nesse local, ela se depara com uma surpresa: Margaret, a Duquesa de Montenaro, é sua sósia exata. Ambas são interpretadas por Vanessa Hudgens. Após cultivarem uma amizade, as duas decidem ousar e trocam de identidade, permitindo que cada uma experimente a rotina e os desafios da vida da outra.
- Ano de lançamento: 2018
- Onde assistir: Netflix
“Duro de Matar”
Para quem busca um pouco de ação para o Natal, “Duro de Matar” pode ser a escolha perfeita. O filme apresenta John McClane (Bruce Willis), um detetive de Nova York que viaja a Los Angeles para uma visita à sua esposa (Bonnie Bedelia), executiva de uma corporação japonesa.

Contudo, ao chegar ao arranha-céu onde ela trabalha, o protagonista se depara com uma invasão de um grupo de terroristas, literalmente durante o Natal. Sem hesitar, McClane decide agir sozinho para frustrar o plano criminoso e garantir o resgate de sua mulher e dos demais reféns.
- Ano de lançamento: 1988
- Onde assistir: Disney+
“Esqueceram de Mim”
Com uma mensagem sincera sobre o valor da família, “Esqueceram de Mim” se tornou um clássico natalino atemporal. O filme segue Kevin McCallister (Macaulay Culkin), um garoto de oito anos que, logo depois de uma briga com sua família na véspera de uma viagem de Natal para Paris, deseja que todos desapareçam.

No dia seguinte, a família sai correndo de casa e, na confusão, acaba esquecendo de Kevin, que celebra a liberdade, em um primeiro momento. No entanto, sua alegria é interrompida quando a casa se torna alvo de dois ladrões desastrados, Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern), conhecidos como os “Bandidos Molhados”, fazendo de tudo para proteger seu lar.
- Ano de lançamento: 1990
- Onde assistir: Disney+
“Milagre na Rua 34”
O coração deste clássico de Natal é a pequena Susan (Mara Wilson), uma garota cética que teve sua fé no Papai Noel abalada. Tudo muda, no entanto, quando ela tem um encontro inusitado e mágico em uma loja de departamentos.

Essa experiência surpreendente devolve a Susan a certeza de que a magia existe e que, na época do Natal, basta acreditar para ver os sonhos se realizarem. O filme é mais uma opção perfeita para quem busca reacender o espírito natalino.
- Ano de lançamento: 1994
- Onde assistir: Disney+ e Netflix
“O Amor Não Tira Férias”
Em “O Amor Não Tira Férias”, a escritora Iris (Kate Winslet) vive a desilusão de ver seu grande amor, Jasper (Rufus Sewell), noivar com outra, na Inglaterra. Enquanto isso, na Califórnia, a empresária Amanda (Cameron Diaz) está furiosa com a traição do namorado, Ethan (Edward Burns). Ambas buscando uma ruptura total com suas rotinas, recorrem a um site que possibilita a troca de residências entre países.

A inesperada inversão de cenários, de Londres para Los Angeles e vice-versa, abre caminho para novos romances. Iris se aproxima do compositor Miles (Jack Black), e Amanda se envolve com Graham (Jude Law), o belo irmão de Iris. Tudo acontece durante o período de Natal e Ano Novo.
- Ano de lançamento: 2006
- Onde assistir: Globoplay e Prime Video
“O Estranho Mundo de Jack”
Uma animação para assistir com toda a família, o filme destaca Jack Skellington, o mestre do susto da Cidade do Halloween, que entra em uma crise existencial após mais um ano dedicando-se à mesma celebração. Sua busca por algo novo o leva a cruzar um portal para a Cidade do Natal, onde ele se encanta, portanto, pela atmosfera festiva.

Sem entender a essência do Natal, Jack retorna obcecado com a ideia de apropriar-se do feriado. Ele incita seus vizinhos a capturarem o Papai Noel para que eles mesmos assumam a distribuição dos presentes. A leal Sallytenta alertá-lo sobre o perigo da empreitada, mas a concretização dos planos de Jack revela que ela estava certa.
- Ano de lançamento: 1993
- Onde assistir: Disney+
“O Expresso Polar”
Na véspera de Natal, um garoto cético permanece acordado, torcendo por um sinal que possa restaurar sua fé no Papai Noel. Pouco depois de mentalizar, seu desejo é atendido por um estrondo ensurdecedor que o atrai para fora de casa.

Lá, ele encontra um gigantesco trem preto, o Expresso Polar, que tem como destino o Polo Norte. O enigmático condutor, portanto, o convida para se juntar à viagem. Após breve hesitação, o garoto decide embarcar na jornada que pode mudar sua vida.
- Ano de lançamento: 2004
- Onde assistir: Prime Video
“O Grinch”
O filme apresenta a história do Grinch (Jim Carrey), uma criatura verde, peluda e rabugenta que vive isolada no topo do Monte Crumpit. Nesse meio tempo, desenvolveu um ódio profundo pelo Natal e pelos habitantes de Quemlândia, que celebram o feriado com entusiasmo barulhento e consumismo excessivo.

Determinado a acabar com a felicidade do Natal, o Grinch decide armar um plano: disfarçado de Papai Noel e contando apenas com a ajuda de seu fiel cão, Max, ele desce para Quemlândia na véspera de Natal e rouba todos os presentes, decorações, árvores e comidas da vila.
Apesar do plano bem-sucedido, ao ouvir os Quem cantando e celebrando, mesmo sem presentes, o Grinch descobre que o Natal é muito mais do que bens materiais. A percepção inesperada faz com que o coração cresça e ele, finalmente, abrace o verdadeiro significado da data.
- Ano de lançamento: 2000
- Onde assistir: Prime Video
“O Príncipe do Natal”
Em mais um filme da Netflix que virou queridinho de todo Natal, a repórter Amber (Rose McIver) adota a identidade de tutora para realizar uma reportagem investigativa sobre a vida turbulenta de um príncipe. Porém, ao se infiltrar na realeza, tudo muda.

A protagonista se vê envolvida em uma complexa intriga real e, inesperadamente, encontra o amor de sua vida. O dilema central, portanto, fica evidente: Amber vai conseguir sustentar sua farsa em nome da matéria ou a paixão recém-descoberta a fará desistir de sua missão?
- Ano de lançamento: 2017
- Onde assistir: Netflix
“Um Duende em Nova York”
Apesar de ser humano em “Um Duente em Nova York”, Buddy (Will Ferrell) foi criado no Polo Norte, vivendo como um elfo. Sentindo-se um peixe fora d’água, ele decide abandonar o Polo e ir para Nova York na busca por seu pai, Walter (James Caan).

Posteriormente, a jornada o leva a um choque de realidade: Walter é um homem amargo e avarento, que rejeita a existência do Papai Noel, estabelecendo um conflito cômico entre a inocência de Buddy e o cinismo da metrópole.
- Ano de lançamento: 2003
- Onde assistir: HBO Max e Prime Video

