Atores de “Rainha da Sucata” que já morreram e deixaram muita saudade

Elenco de “Rainha da Sucata” é lembrado com saudade pelo público após atores que já morreram, mas deixaram sua marca

Grandes nomes do elenco da novela “Rainha da Sucata”, exibida originalmente em 1990 e de volta às telinhas da Globo no “Vale a Pena Ver de Novo”, já morreram. No entanto, com a reprise da novela, o público ganhou a oportunidade de prestigá-los mais uma vez, lembrando com carinho e saudade de atores marcantes da teledramartugia.

Relembre quem são!

“Rainha da Sucata”: atores que já morreram

Aracy Balabanian

A atriz interpretou a dona Armênia na trama de Silvio de Abreu, viralizando, sobretudo, com o bordão da personagem, “Na chon”. Colecionando sucessos em seu currículo após o fim da novela, Aracy morreu em 7 de agosto de 2023, aos 83 anos, vítima de câncer de pulmão.

Aracy Balabanian em “Rainha da Sucata” (Crédito: Globo)

Na época, estava internada em uma clínica no Rio de Janeiro desde o final de 2022 para o tratamento da doença. O último trabalho, portanto, foi em “Juntos a Magia Acontece”, exibido em dezembro de 2019, na Globo.

Flávio Migliaccio

Na novela que marcou gerações, o ator foi Seu Moreiras, lembrado acima de tudo como o viúvo de Salomé (Fernanda Montenegro). O ator morreu em 4 de maio de 2020, aos 85 anos, após suicídio, segundo o filho, Marcelo, por conta de uma depressão profunda.

Flávio Migliaccio em “Rainha da Sucata” (Crédito: Reprodução/Globo)

Foi encontrado, sem vida, em seu sítio em Rio Bonito, do Rio de Janeiro, posteriormente. Seu último trabalho na televisão foi na novela “Órfãos da Terra”, exibida em 2019, na qual interpretou o personagem Mamede.

Gianfrancesco Guarnieri

Ator italiano, naturalizado brasileiro, Gianfrancesco interpretou Irineu Saldanha na trama, personagem que eventualmente se apaixona por Neiva. Morreu em 22 de julho de 2006, aos 71 anos, em São Paulo, em função de complicações geradas por insuficiência renal crônica.

Gianfrancesco Guarnieri em “Rainha da Sucata” (Crédito: Reprodução/Globo)

Seu último trabalho foi na novela da TV Globo “Belíssima” (2005), como Peppe, um diretor de teatro, mas sua participação precisou de interrupção devido ao agravamento de sua saúde.

Lolita Rodrigues

A atriz fez a personagem Lena, a cozinheira da vilã Laurinha, em “Rainha da Sucata”. A causa da morte de Lolita Rodrigues foi pneumonia, de acordo com familiares. Ela faleceu em 5 de novembro de 2023, aos 94 anos, enquanto estava internada para tratar a doença em João Pessoa, na Paraíba. O último trabalho na TV foi anos antes, no elenco de “Viver a Vida” (2009), como Noêmia.

Lolita Rodrigues em “Rainha da Sucata” (Crédito: Reprodução/Globo)

Maria Helena Dias

A atriz interpretou a personagem trambiqueira Samira Zaída em “Rainha da Sucata”. Maria Helena Dias morreu em 1º de agosto de 2023, aos seus 91 anos, de infarto e pneumonia, no Rio de Janeiro, logo depois de ser internada, em 24 de julho, com broncopneumonia e trombose na perna e não resistir à uma angioplastia que precisou fazer. O último trabalho na TV foi em “Carga Pesada” (2007), mas no cinema foi em “Vazante” (2017).

Maria Helena Dias em “Rainha da Sucata” (Crédito: Reprodução/Globo)

Nicette Bruno

Considerada uma das maiores atrizes brasileiras atualmente, Nicette Bruno interpretou Neiva, a mãe de Maria do Carmo e mulher de Onofre (Lima Duarte), se destacando no papel. Na TV, apareceu pela última vez como Madre Joana na novela “Éramos Seis” (2019-2020) do SBT, além de atuar no filme “O Avental Rosa” (2021), que foi lançado postumamente.

Nicette Bruno em “Rainha da Sucata” (Crédito: Reprodução/Globo)

A causa da morte foram complicações causadas pela Covid-19, aos 87 anos, após ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Paulo Gracindo

Na novela reexibida na TV Globo, o ator interpretou o Betinho Figueroa. O personagem era marido de Laurinha (Gloria Menezes), a vilã da trama, além de pai de Edu (Tony Ramos). Gracindo morreu em 4 de setembro de 1995, cinco anos após a primeira exibição do folhetim, quando tinha 84 anos, devido ao câncer de próstata, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A última aparição, porém, foi como apresentador no episódio da série Caso Especial chamado “O Besouro e a Rosa”, em 1993.

Paulo Gracindo em “Rainha da Sucata” (Crédito: Reprodução/Globoplay)

Atores que fizeram participações especiais em “Rainha da Sucata”

Ivan Candido foi um dos atores que esteve na novela de forma rápida, como uma participação especial, no papel de Franklin, envolvido nos negócios de Renato (Daniel Filho). O artista morreu em 31 de maio de 2016, aos 84 anos, por conta de pneumonia. Mais um nome que fez parte do elenco, Cláudio Corrêa e Castro interpretou brevemente o perito Rogério.

O ator morreu, com 77 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos, uma complicação de uma cirurgia cardíaca de revascularização do miocárdio, em 16 de agosto de 2005. Da mesma forma, Carlos Kroeber também esteve na novela em questão, interpretando o Conde Giacomo di Lampedusa.

O ator morreu em 12 de junho de 1999, aos 64 anos, de insuficiência cardíaca e respiratória. Serafim Gonzales, que o fez o personagem Gianlucca, morreu em 29 de abril de 2007, em decorrência de insuficiência respiratória. Por fim, Ruth de Souza, que deu vida para a juíza Elizabeth Andrade, morreu no ano em 28 de julho 2019, aos 98 anos, por pneumonia.

“Rainha da Sucata”