O cachorro Silveira circula há uma década na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e é o novo queridinho das redes com suas poses engraçadas e preguiça interminável
Nos últimos dias, algo inusitado tomou conta das redes sociais. Especialmente no X, antigo Twitter, o cachorro Silveira, mascote da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, viralizou – e a melhor foto do animal é definitivamente sempre a próxima.
O Zappeando está concorrendo ao Prêmio iBest! Se você curte nosso conteúdo, dá aquela força e vote na gente! É rapidinho e faz toda a diferença: basta clicar aqui.
Mascote de universidade viraliza: conheça o cachorro Silveira

Recentemente, internautas ficaram sabendo em massa sobre a existência de uma verdadeira celebridade circulando pelos corredores da UFSM. Se trata de Silveira, um vira-lata idoso que conquistou a web com suas poses e longas sonecas que tira em locais variados da instituição.

E se engana quem pensa que Silveira é um simples cão sem dono. Ele chegou na universidade ainda bebê e, por estar lá há tanto tempo, é tão querido que recebeu até o título de Pró-Reitor de Assuntos Caninos. Ele tem passe livre no local, é acarinhado por alunos e funcionários, faz refeições e tem até atendimento veterinário.

Silveira é tão querido que tem uma caminha própria no hall do refeitório, um sofá favorito na biblioteca central da instituição e até uma casinha decorada com seu nome. Em geral, ele faz o mesmo trajeto todos os dias, se locomovendo entre diferentes cursos e chegando até mesmo a assistir a algumas aulas ministradas na instituição.
Quem cuida do cachorro Silveira?

Ainda que tenha conquistado alunos, professores, funcionários e inúmeros internautas, não são eles que cuidam de Silveira. Os responsáveis reais pelo bem-estar do cãozinho são os voluntários do Projeto Zelo, que cuidam dele e mais 80 animais na UFSM.

O Projeto Zelo é quem fornece os alimentos a Silveira e outros animais – e já afirmou encontrar dificuldades devido ao fato de que outras pessoas os alimentam de forma inadequada. Além disso, eles já chegaram até a mostrar o cachorrinho fazendo exames e recebendo atendimento após se machucar.
Cachorro Silveira está para adoção

Circulando pelo campus há 10 anos, Silveira é bem cuidado, mas precisa de um lar definitivo, segundo o Projeto Zelo. “Com idade avançada e problemas de saúde, ele está quase se ‘aposentando’. Ele precisa de um lar definitivo, seguro e cheio de carinho”, diz um post da organização.
Para adotar Silveira, interessados devem entrar em contato com o Projeto Zelo.
Veja abaixo mais imagens do animal:







