Não há duvidas para o telespectador do remake: Renato (Gabriel Santana) é um dos personagens mais insuportáveis da história de “Pantanal” e também o filho mais chato que Tenório (Murilo Benício) teve. A questão é que, mesmo cometendo várias maldades ao longo da novela, provando ser exatamente como o vilão, o pilantra ganha um final feliz.
O que acontece com Renato no final do remake de “Pantanal”
Quando chega na região pantaneira, Renato começa a dar sinais de que não é tão bonzinho quanto todos pensavam. O jovem até manifesta para Tenório o desejo de ser um matador, mas a ideia é brecada pelo pai.

Renato também tenta abusar sexualmente de Zefa, deixando a funcionária bem assustada, quando vai embora da fazenda. De acordo com a Patrícia Kogut, colunista do “O Globo”, a cena foi suavizada pelo autor, Bruno Luperi.
Obcecado por Zefa, Renato encomenda também a morte de Tadeu (José Loreto), que se torna seu principal desafeto. Não suficiente, o herdeiro encomenda a morte do peão, além de tentar assassinar Zaquieu (Silvero Pereira).

Isso acontece porque, quando Tenório morre, Renato acredita que Zaquieu estava por trás do plano de vingança. Mesmo com tanta tragédia no caminho, o jovem ganha um final feliz ao lado de Zuleica (Alibe Borges) e Marcelo (Lucas Leto).
Em uma espécie de redenção, quando passa a se dar bem com todos no Pantanal, Renato ainda comparece ao casamento de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes), conhecendo um novo amor, com quem vai embora da festa.