Estar em uma novela nem sempre é algo divertido e muitos atores já se envolveram em confusões nos bastidores do set de gravações, discutindo com membros envolvidos na produção, o que foi motivo de polêmica.
A maior parte aconteceu nos estúdios da Globo, mas a Record também marca presença na lista de desentendimentos, chegando até a afastar um de seus diretores por causa de uma discussão tensa com Chay Suede em 2012.
Veja as principais brigas entre atores e diretores da TV brasileira!
Brigas de atores e diretores nos bastidores da TV
Chay Suede x Daniel Guivelder
Em 2012, Chay Suede, um dos protagonistas da versão brasileira de “Rebelde”, exibida pela Record, se envolveu em uma polêmica com o então diretor Daniel Guivelder, durante a gravação de uma cena.
De acordo com informações publicadas por colunistas na época, Chay se exaltou com Daniel após ser repreendido por ele, chamou o diretor para a briga e circularam rumores de que tinha até apontado uma faca para ele.
Daniel chegou a reagir às provocações e foi afastado da direção de “Rebelde” pela alta cúpula da emissora. Seis anos depois do ocorrido, Chay admite ter ficado muito nervoso, mas nega o “puxão de faca”.
“Isso é uma loucura. Aconteceu, sim, uma discussão, por motivos pessoais, e não profissionais. Mas não foi algo físico. Na ocasião, fiquei bem aborrecido, mas aprendi a não ligar para esse tipo de coisa”, declarou o ator para o jornal O Globo.
Cláudia Rodrigues x Bruno Mazzeo
“A Diarista”, exibido entre 2004 e 2007 na Globo, teve uma treta de bastidores entre Cláudia Rodrigues, a Marinete, e Bruno Mazzeo, um dos autores da produção, que chegou a dizer que nunca mais queria trabalhar com a atriz após o fim das gravações.
Na época, os dois eram bem amigos e Cláudia foi até madrinha de casamento de Bruno, mas as coisas não fluíram bem no ambiente de trabalho. Em entrevista para a Revista Quem na época, o roteirista detonou a protagonista da série humorística.
“Enquanto puder escolher, realmente não desejo trabalhar com ela. E acredito que 90% das pessoas que fizeram o seriado pensem o mesmo”, confessou Bruno. “Minha experiência com ela não foi boa. Eu acho que, de certa maneira, o clima ficou insustentável”.
Depois dos comentários, Cláudia conversou com o jornal Extra e disse que acreditava que a insatisfação de Bruno era pelo fato de ela sofrer de “sincericídio”. “Eu sou sincera demais. A sinceridade é meu maior defeito e minha maior qualidade”.
“As pessoas não estão preparadas para ouvir o que eu penso. Se elas não estão bem vestidas e me perguntam o que eu acho, eu falo a verdade”, afirmou a atriz, que disse que também tinha se decepcionado com Bruno. Hoje, os dois continuam amigos.
Dado Dolabella x Carlos Henrique Andrade
Dado Dolabella teve uma briga séria com Carlos Henrique Andrade, produtor da Record, quando gravava cenas de “Vitória”, novela que ainda não tinha estreado, na ilha de Curaçao, no Caribe, em 2014. A discussão foi motivo de muita polêmica na época.
Carlos Henrique acusou Dolabella de empurrá-lo de uma escada durante uma discussão, que teria começado depois que o ator, exaltado, xingou uma funcionária responsável por levar café ao estúdio.
O produtor chegou a fazer exame de corpo de delito, mas não foi constatada agressão. Dolabella usou suas redes sociais para se pronunciar e disse que, apesar da discussão, não chegou a partir para cima de Carlos Henrique.
“Não houve agressão, não houve nada. A gravação foi ótima, tudo na paz. Enquanto a concorrência desleal tenta minar nosso caminho, seguimos com Vitória no coração! A força da sua inveja é a velocidade do meu sucesso. ‘Vitória’ nem começou e já está incomodando a concorrência”, escreveu o ator no Instagram.
Por conta da notificação judicial, o ator, que já tinha gravado sete capítulos, chegou a ser afastado da novela e ficou com Rodrigo Phavanello a tarefa de interpretar o personagem.
Giulia Gam x Ricardo Waddington
Giulia Gam foi punida depois de se desentender com Ricardo Waddington quando fez parte do elenco de “Boogie Oogie”, que estreou nas telinhas da Globo em agosto de 2014, sendo exibida até março de 2015.
A atriz, que dava vida para Carlota, vilã da trama, se revoltou com o fato de aparecer muito e ter uma grande quantidade de falas para decorar, afirmando que não tinha tempo, já que os capítulos chegavam com pouca antecedência.
Como consequência, Waddington, diretor de núcleo da trama, optou por afastar a atriz durante três semanas. Giulia gravou uma cena em que sua personagem anunciava que se mudaria para Paris e Joana Fomm ficou com todo destaque.
Maitê Proença x Wolf Maya
Briga nos bastidores com um diretor da Globo também custou um papel para Maitê Proença. Isso aconteceu em “Cara & Coroa”, exibida pela Globo entre julho de 1995 e março de 1996, da qual a atriz era protagonista.
Maitê, que interpretava a grande vilã, não se dava bem com Wolf Maya. Após um desentendimento, a atriz recebeu um bloco de capítulos em que havia uma cena de sua personagem em um penhasco.
A atriz não tinha sido avisada que se despediria da novela antes da hora, mas gravou o destino trágico da personagem, que cai de um penhasco depois de brigar com o marido e nunca mais reaparece.
Companheiro de cena de Maitê, Miguel Falabella, que fazia o papel do marido da atriz, contou no livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia” qual foi a reação da famosa: “Não deu outra. Ela ficou furiosa, com toda a razão”.
Marco Pigossi x Aguinaldo Silva
Marco Pigossi e Aguinaldo Silva trabalharam juntos em “Fina Estampa”, gravada originalmente em 2011, que voltou ao ar como reprise em 2020, devido às mudanças na grade da Globo pela pandemia de COVID-19.
Após o retorno, Pigossi concedeu uma entrevista para a GNT no Instagram, onde confessou sentir vergonha de seu trabalho no folhetim e disse que a novela deveria ser proibida de ser reprisada pela emissora.
“Eu me vendo agora em 2011, essa ‘Fina Estampa’ que tá passando agora foi 2011. Eu tinha 22 anos, com umas mechas loiras no cabelo. Fora o que se falava. Essa novela deveria ser proibida de reprisar porque são tantas barbaridades. É uma loucura passar uma novela dessa”.
A fala de Pigossi acabou chegando até Aguinaldo, que não gostou nada do que foi dito e respondeu ao comentário em seu Twitter: “Acho que ele quis dizer que os 50 milhões de espectadores que a veem deviam ser proibidos de gostar tanto da reprise da novela. E eu, que vivi os tempos da Censura, achando que finalmente era proibido proibir”.
Aguinaldo ficou tão revoltado com Pigossi que chegou a resgatar um vídeo antigo, onde o ator elogia produção, logo após o último capítulo ter ido ao ar, em 2012. No registro, o famoso afirma que a novela foi “gostosa e prazerosa” e agradece toda produção. Os dois não chegaram a anunciar se tiveram oportunidade de se resolver.
Marina Ruy Barbosa x Walcyr Carrasco
Marina Ruy Barbosa e Walcyr Carrasco se desentenderam durante as gravações de “Amor à Vida” em 2013. A atriz interpretava Nicole, que sofria de câncer terminal, mas não quis raspar o cabelo para a nova fase da personagem.
Pego de surpresa pela decisão da famosa, Walcyr precisou adaptar o roteiro em cima da hora, o que foi motivo de polêmica entre os dois nos bastidores. Em sua defesa, Marina afirmou que teve uma longa conversa com a direção na época.
Sete anos depois do início do conflito, a atriz usou seu Twitter para colocar um fim nos rumores sobre a briga. “Após uma longa conversa com a direção da emissora da época, chegamos juntos a essa conclusão, de que não fazia sentido pela forma como tudo estava sendo tratado”, escreveu.
Diante do pronunciamento de Marina, Walcyr revelou na mesma rede social que teve uma conversa sincera com a atriz e que não descarta voltar a trabalhar com ela no futuro. “Tudo que aconteceu no passado foi esclarecido. Voltamos à velha amizade! E quem sabe um dia trabalharemos juntos novamente!”.
Stenio Garcia x Silvio de Abreu
Stenio Garcia e Silvio de Abreu também nutrem uma rivalidade nos bastidores. Quem abriu o jogo foi a esposa do ator, Mari Saade, que explicou que isso interferiu no fato do marido não ser chamado para mais papéis na Globo.
Em entrevista para a coluna da Fábia Olvieira, Mari esclareceu que o motivo do climão é a ex-mulher de Silvio, Cleyde Yaconis. “Silvio de Abreu odeia o Stenio e guarda esse rancor desde 1968, ano em que eu nasci”.
O ator era casado com Cleyde há mais de 10 anos quando decidiu terminar e deixou apenas um bilhete. Para Mari, o marido era “novo e por isso covarde”, mas parece que Silvio, que tinha muita admiração pela atriz, tomou as dores da ex-mulher de Stenio.
“Silvio se tornou um grande autor de telenovelas e em 1998 o Carlos Manga precisou no decorrer da novela (‘Torre de Babel’) escalar Stenio e Silvio ‘brecou’ porque a Cleyde estava na novela. Houve discussão e fofoca nos bastidores e até eu que fazia uma personagem fiquei sabendo”.
Na época, Silvio ligou para Cleyde para falar sobre a exigência da produção e a atriz teria dito que Stenio era um ótimo profissional e colega de trabalho. Por isso, Stenio acabou sendo escalado, quando conheceu sua atual esposa.
Vera Fischer x Gloria Perez
Vera Fischer já foi protagonista de alguns desentendimentos nos bastidores de novelas da Globo, mas o pior aconteceu em “Salve Jorge”, exibida entre outubro de 2012 e maio de 2013, quando a atriz deu vida para Irina.
Insatisfeita, Vera não poupou críticas para a personagem e, consequentemente, para a autora, Gloria Perez. “Não precisava me chamar para essa novela, porque a Totia [Meireles] dava conta do personagem dela e do meu”.
“Não precisava de mim, ou então botava uma pessoa que está começando, que precisa, porque é um personagem quase que humilhante pra mim”, reclamou, durante o lançamento de seu livro “Lucíola”, em 2013.
As reclamações públicas feito ao texto da autora, que comprometeram o clima nos bastidores da novela, fizeram com que Vera sofresse um afastamento e ficasse cinco anos sem ser chamada para nenhuma produção da emissora.
Gloria Perez ficou bem chateada com tudo que foi dito e confessou para a Veja, anos depois, que ficou magoada por já ter trabalhado com Vera outras vezes, mas que preferia não levar esses ressentimentos para a frente.
“Fiquei magoada, sim. Sempre tive muito carinho por ela. Em ‘Salve Jorge’, ela estava atravessando uma fase difícil, e sabe bem porque teve de ser como foi. Mas passou. Não guardo mágoas desnecessárias”.