Qual é a história de “Tieta”? Novela substitui “Alma Gêmea” nas tardes da Globo

“Tieta”, uma das novelas mais populares da história do Brasil, traz história marcada por vingança

“Tieta”, adaptação do romance de Jorge Amado, fez sucesso ao estrear nas telinhas da Globo em 1989. De volta como reprise para substituir “Alma Gêmea”, a novela acompanha uma protagonista determinada, que retorna à cidade natal após anos em que seu comportamento foi considerado imoral.

“Tieta”: qual é a história da novela da Globo

Ambientada na fictícia cidade de Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro, a novela acompanha, sobretudo, Tieta (Claudia Ohana), sendo escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos). No entanto, o personagem se deixa levar elas intrigas de sua outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava).

Humilhada e tendo seu comportamento questionado, Tieta segue, em seguida, para São Paulo, fugindo do conservadorismo de sua terra natal. Depois de um salto no tempo de 25 anos, a mocinha, interpretada por Betty Faria nessa fase, decide retornar ao local, agora rica e poderosa.

Betty Faria em "Tieta"
Betty Faria em “Tieta” (Crédito: Divulgação/Globo)

Decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram, Tieta interrompe missa em sua memória e muda a rotina de todos na cidade ao afirmar que voltou para ficar. Em contrapartida, até os que a condenaram passam a cortejá-la, movidos pela sua fortuna ou atraídos por sua exuberância.

Disposta a chocar a família, Tieta se envolve com o sobrinho, o jovem seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho de sua rancorosa irmã Perpétua (agora Joana Fomm). Além do drama familiar, a cidade enfrenta a instalação de uma fábrica de dióxido de titânio.

Cássio Gabus Mendes e Betty Faria em “Tieta” (Crédito: Globo/Divulgação)

Ignorando as consequências ambientais, Ascânio Trindade (Reginaldo Faria), que foi embora quando jovem, volta com o objetivo de trazer o progresso e a civilização ao local. Junto com Tieta, o empresário promove a modernização da cidade, colecionando alguns desafetos.

A reprise de “Tieta” estreia em 2 de dezembro na Globo.

Novelas da Globo