A fala do ator Thiago Fragoso, longe das novelas desde o fim de “Travessia”, em 2023, polemizou nas redes
Longe das novelas desde “Travessia” (Rede Globo), que foi ao ar em 2022, Thiago Fragoso polemizou ao opinar sobre os critérios de contratações no mercado audiovisual. Segundo ele, não há, atualmente, espaço para homens do perfil dele, afirmando que não se “pode mais ter homem hétero e branco” nas novelas – comentário que não demorou a gerar críticas.
Thiago Fragoso relata falta de oportunidade na televisão
Fora do elenco fixo da Rede Globo há um ano e com “Travessia” como última novela, o ator Thiago Fragoso, famoso por ter atuado em obras como “O Profeta”, “Malhação” e mais, fez um comentário curioso sobre a formação do elenco de novelas atualmente.
Em entrevista à “Folha de S. Paulo”, ele afirmou que o mercado audiovisual brasileiro está. “parado e esquisito”. Além disso, ele também reclamou do que caracteriza como falta de espaço para homens do perfil dele nas novelas.
“Em cada novela ou série, tenho a chance de fazer um personagem. Ou sou eu, ou Jonas Bloch, ou Herson Capri, ou o namorado da Larissa Manoela – que também é loiro dos olhos azuis. Entrou um, não pode mais ter homem hétero, branco. Eu tenho uma chance por novela”, declarou o ator.
Ainda sobre o assunto, ele afirmou acreditar que, atualmente, ele e o ator Mateus Solano não conseguiriam os papéis icônicos que tiveram em “Amor à Vida”. Na época, os personagens Niko e Félix protagonizaram o primeiro beijo de um casal homoafetivo na televisão brasileira – e Fragoso crê que, devido ao fato de que não são homossexuais, não seriam escalados.
Por fim, o ator afirmou que, devido aos atributos físicos, ele crê que as redes sociais têm mais espaço do que as novelas. “Ali tudo bem eu ser como sou: branco, hétero, casado, com dois filhos. Ali não tem problema”, declarou.
Fala de Thiago Fragoso causa polêmica
Não demorou para que a fala de Thiago Fragoso viralizasse. Nas redes sociais, internautas opinaram sobre os comentários do ator, lembrando que as características físicas e sociais dele – de homem branco e heterossexual – são as de uma pessoa privilegiada. Afinal, a maior parte dos atores e atrizes que consegue destaque em filmes, séries e novela ainda é de pessoas com esses traços.
“Nossa, homem hétero sofre muito. Imagina se assumir hétero pra família, meu Deus, que tragédia! A família arrasada”, escreveu um internauta no Blue Sky sobre as falas do ator. “Ele falando como se não tivesse conseguido carreira justamente por ser padrão”, criticou mais um. “Ruim esse sentimento, né? Imagina pras pessoas pretas, que até ontem eram representadas na TV por pessoas brancas que pintavam a cara de preto”, comentou outro.