Uma suposta novela da Globo chamada “Pé de Chinesa” ganhou notoriedade online, mas é uma criação fictícia gerada por internautas com inteligência artificial
Recentemente, a internet foi tomada pela febre de uma nova novela fictícia chamada “Pé de Chinesa”. A trama, que seria estrelada por Jade Picon e Davi Brito, e escrita por Gloria Perez, é na verdade uma criação dos internautas que usaram ferramentas de inteligência artificial para gerar imagens e vídeos falsos. O boato foi tão convincente que muitos acreditaram na existência da história.
Como surgiu “Pé de Chinesa”, novela estrelada por Jade Picon e Davi Brito
“Pé de Chinesa” é uma invenção da web, surgida a partir de postagens no X (antigo Twitter). A trama fictícia, ambientada na China, supostamente teria Jade Picon no papel de Xu Lee, uma jovem envolvida em um enredo dramático de vingança e autodescoberta. Davi Brito, vencedor do BBB 24, seria o vilão Keen Xong (ou Sonic, como alguns internautas chamaram), e viveria um romance com a personagem de Jade.
O elenco imaginário inclui nomes como Raquel Brito, irmã de Davi, Giovanna Antonelli, Maya Massafera, Viih Tube, Gkay, Katy Perry, além de figuras conhecidas pelos seus memes, como Juju do Pix e Ygona, que já faleceu.
Um internauta não-identificado publicou até a sinopse da trama no X. “Jade Picon viverá a protagonista Xu Lee, filha perdida de um chinês com Barbara Lee, interpretada por Giovanna Antonelli. Xu vai ser criada na China por sua avó, interpretada pela Fernanda Montenegro, dona de uma academia de Kung Fu”, começou a publicação.
“Tudo vira de cabeça para baixo quando o capanga Keen Xong, interpretado por Davi Brito, bota fogo no Dojo da família Lee, matando a matriarca da família e deixando Xu sozinha no mundo. Ela embarca, então, em uma jornada para São Paulo, onde busca por sua mãe e o assassino de sua avó”, finalizou.
A abertura da novela, criada com base na vinheta de “Caminho das Índias” (2009), usa a música “Lig-Lig-Lig-Lé” de Adriana Calcanhotto, interpretada por Ney Matogrosso, e a identidade visual foi elaborada com a ajuda de IA, caracterizando os atores com trajes estereotipados da China. A trilha sonora e o estilo visual da novela fictícia são uma mistura criativa de referências a outras produções.
Gloria Perez comenta sobre a novela
Inicialmente, Gloria Perez criticou a criação em uma entrevista à revista “Caras”, a chamou de “besteirol” e sugeriu que seus críticos eram pouco criativos. Contudo, depois de ver a repercussão e a criatividade por trás do meme, ela adotou uma postura mais positiva, elogiando a brincadeira em um tweet. A autora mostrou bom humor ao compartilhar a abertura criada pelos internautas, e participou da diversão.