“De Volta aos 15”, que virou série da Netflix, é baseada em trilogia de livros de Bruna Vieira, com alguns detalhes reais
“De Volta aos 15”, série da Netflix que ganhou terceira e última temporada, se tornou uma das produções brasileiras mais populares da plataforma. A trama, contudo, se baseia na trilogia de livros de Bruna Vieira, que ficou famosa com o blog de mesmo nome entre 2000 e 2010.
Qual é a ordem dos livros de “De Volta aos 15”?
A história de Anita (Maisa/Camila Queiroz) possui várias semelhanças com a da autora. O colégio, que dispensa uniformes, por exemplo, foi baseado na época de escola de Bruna, bem como alguns dilemas adolescentes. Registradas no blog, suas vivências fizeram com que ganhasse milhares de acessos e inspiraram o livro.
“Depois dos 15: Quando Tudo Começou a Mudar”
O primeiro livro, “Depois dos 15: Quando Tudo Começou a Mudar”, publicado em 2012, é o que mais aborda a trajetória da autora, que se define como uma garota que nasceu no interior, ama os animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro, viralizando com suas histórias e desabafos.
“De Volta aos 15”
“De Volta aos 15”, o segundo livro, foi lançado em 2013, acompanhando mais de Anita, uma mulher de 30 anos que vive em São Paulo com a sua gata Amelie. Um dia, Anita reencontra o seu primeiro blog, escrito aos 15 anos.
No entanto, a vida da protagonista muda completamente. De acordo com a sinopse, “com cabeça de adulto e corpo de adolescente, Anita se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio”.
Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tenta modificar os acontecimentos, lidando com alguns obstáculos, em contrapartida. Posteriormente, a protagonista decide tentar escrever o próprio final feliz em uma página da internet.
“De Volta aos Sonhos”
Por fim, “De Volta aos Sonhos”, disponibilizado em 2014, mostra outra fase de Anita, que percebe que nada se resolveu. A protagonista, acidentalmente, retorna ao passado mais uma vez, repensando suas prioridades de vida.
Enquanto decide o que cursar na faculdade, arruma as malas para trabalhar em um país diferente e percebe que o cara que ama virou uma estrela em ascensão no mundo da música, Anita finalmente começa a pensar em si e nos seus sonhos, fazendo algumas escolhas erradas.
Nesse meio tempo, Anita tenta descobrir a conexão dos acontecimentos com o blog e como impedir as viagens no tempo. A série da Netflix, que termina na terceira temporada, revela o que estava por trás disso, além do funcionamento do floguinho.