CazéTV

Confederação de esportes aquáticos e instituição de nado publicam nota de repúdio à CazéTV: entenda polêmica

Após declaração da atleta Gabi Regly à fala de Guilherme Beltrão, organizações também se posicionaram

Recentemente, instituições oficiais ligadas ao nado sincronizado se manifestaram contra falas de Guilherme Beltrão, da CazéTV. Após críticas da nadadora Gabi Regly, tanto a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) quanto a Sincrobrasil, do nado artístico, divulgaram notas de repúdio – às quais o apresentador ainda não respondeu.

Atleta e entidades do nado artístico criticam fala da CazéTV

Estreando na cobertura olímpica, a CazéTV, fundada pelo youtuber Casimiro Miguel, tem protagonizado polêmicas. Recentemente, um comentário do apresentador Guilherme Beltrão sobre atletas do nado sincronizado foi alvo de críticas – e, após a atleta da modalidade Gabi Regly se manifestar, instituições ligadas ao esporte fizeram o mesmo.

Gabi Regli critica declaração da CazéTV

CazéTV
Gabi Regly, do nado artístico (Crédito: Reprodução/Instagram @gabiregly)

Após ver o apresentador afirmando que, sem chances de medalha, atletas do nado artístico precisam “ir [para a vila olímpica] para se superar e ‘comer gente’”, Gabi se revoltou. No Instagram, ela apontou problemas na declaração e até chorou ao se posicionar contra as falas de Beltrão.

“Fiquei extremamente revoltada, indignada com as falas infelizes que o Beltrão teve. Disputei vaga olímpica, e a gente não conseguiu. O Beltrão disse que a gente vai para a vila para ‘comer gente’. Isso é um completo absurdo, uma falta de respeito com o atleta. A gente treina mais de oito horas por dia. […] Por mais que a gente não tenha chance [de medalha olímpica], a gente está lutando para representar nosso país”, disse ela.

Instituições de nado e esportes aquáticos se posicionam

Equipe brasileira de nado artístico (Crédito: MANAN VATSYAYANA/AFP via Getty Images)

Posteriormente, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), também se manifestou contra a fala em questão. Em uma nota de repúdio, o órgão afirmou:

“A CBDA repudia as declarações feitas por alguns dos integrantes do programa Zona Olímpica, da CazéTV. Os Jogos Olímpicos são o sonho de todo e qualquer atleta, e nenhum outro objetivo se sobrepõe a sua performance competitiva. Por isso, se dedicam por anos até chegar ao auge do esporte. A CBDA pede responsabilidade aos veículos de comunicação ao tratar tanto da vida profissional quanto pessoal dos atletas do esporte aquático”.

Equipe brasileira de nado artístico (Crédito: Quinn Rooney/Getty Images)

Além desse órgão, a Sincrobrasil, associação brasileira relacionada ao nado artístico, também se pronunciou. Em nota, eles expressaram o “mais absoluto repúdio às declarações infelizes proferidas pela CazéTV”, classificando as falas como “inaceitáveis” e desrespeitosas “não apenas com os atletas de nado, mas toda a comunidade esportiva”.

No comunicado, a organização lembrou que o esporte também é uma ferramenta de inclusão, desenvolvimento pessoal e social, e frisou a forma como os atletas se dedicam a isso. “Nossos atletas dedicam suas vidas aos treinamentos, superando desafios diários com determinação e coragem, e merecem ser tratados com dignidade e respeito”, afirmou o comunicado, pedindo respeito à comunidade do nado artístico.

“Brincadeiras são sempre válidas, mas desrespeitos nunca serão tolerados”, concluiu a nota.

CazéTV fala sobre críticas à fala de Beltrão

CazéTV
Parte da equipe da CazéTV (Crédito: Reprodução/Instagram @beltraogui)

Após as falas de Gabi Regly – mas antes dos pronunciamentos das instituições –, Casimiro Miguel chegou a rebater a polêmica. Segundo ele, o cenário da fala era “hipotético” e a declaração foi tirada de contexto. Até o momento, Guilherme Beltrão não se pronunciou sobre o ocorrido.

Televisão e Olimpíadas