A jornada de Lumena chegou ao fim no “Big Brother Brasil 21” após a sister ser eliminada com 61,31% dos votos populares. Enquanto estava na casa, a psicóloga gerou polêmica ao adotar uma postura muito incisiva para cima das pessoas.
Durante sua entrevista com Ana Clara, na Rede BBB, a ex-participante relembrou seus maiores erros na casa, citando não ter estendido a mão para Lucas, além de tentar explicar o motivo de apontar o dedo da cara dos outros confinados.
Lumena explica erros em seu itinerário

Apesar de ter entrado na casa para dançar e se divertir, para a web Lumena acabou abusando ao levantar algumas bandeiras em momentos desnecessários, algo que fez com que ela exagerasse ao brigar com outros participantes.
Um de seu momentos mais marcantes na casa foi uma de suas discussões com Lucas Penteado, participante que foi muito alvejado quando ainda estava no confinamento.
Mesmo não sendo envolvida diretamente nas confusões com o brother, Lumena acabou tendo uma postura muito agressiva com ator, algo que não agradou o público.
Depois que Lucas desistiu do programa, Tiago Leifert fez um grande discurso sobre “fair play”, a arte de estender a mão para o seu adversário no momento em que ele mais precisa. Ao ouvir a fala do apresentador, Lumena caiu em um choro desesperado.

Após ser a quinta eliminada do reality e conversar com Ana Clara na Rede BBB, a baiana foi questionada por um assinante do Globoplay sobre este momento.
“Foi um choro muito racional. Foi um sentimento de que, quando ele [Lucas] me pediu escuta, eu não ofereci. (…) A minha jornada com o Lu foi de uma explosão de admiração, em um primeiro momento, e de uma explosão de decepção, porque era como se a minha relação com ele me tirasse do meu foco, do jogo, no caso”, confessou.
Na sequência, a ex-sister afirmou que Lucas Penteado acabou gerando gatilhos e tocando em questões das quais ela não queria falar em sua ida ao programa.

“Eu falei: ‘Eu preciso me proteger dele, porque ele me aciona gatilhos e se eu deixar esses gatilhos dispostos, eu não vou conseguir fazer o que eu vim fazer aqui, que era meu propósito”, justificou.
Ainda de acordo com Lumena, durante seu confinamento, ela relembrava destas situações e tentava imaginar um novo desfecho. “Eu fiquei revisitando, realmente, como é que eu poderia ter conduzido de outra forma, como é que eu poderia ter acolhido ele (…), mas naquele momento eu liguei o modo ‘contra-atacar”, revelou.
Na continuidade da entrevista, a psicóloga reviu alguns de seus momentos na casa, em que deu algumas “palestrinhas” no meio de discussões.
“Acho que o único problema, Lumena, não foi você ter falado isso, mas foi a maneira como você falou”, opinou Ana Clara, indicando o fato da ex-sister apontar o dedo na cara das pessoas.

“Eu tenho essa relação com a minha mão e com a minha performance. Esse dedo, ele pode simbolizar muitas coisas, sabe, Ana Clara”, começou justificando.
“Infelizmente, aqui é um programa de julgamento, é como se fosse um apontar, para falar de trazer a informação, mas também trazer um ‘break’, tipo, ‘me deixa aqui de boa, só me deixa viver tranquilona'”, completou.
“É um mecanismo que eu ainda não consegui conter com tanta propriedade”, confessou.