Autora adianta que “Travessia” vai abordar tema inédito na história da teledramaturgia: detalhes

“Travessia” foi a grande escolha para substituir o remake de “Pantanal” nas telinhas da Globo. Escrita por Gloria Perez, a produção segue a história conturbada de Ari (Chay Suede) e Brisa (Lucy Alves), baseada em um caso de linchamento da vida real, onde a mocinha da trama se torna alvo de um deepfake e paga pelas consequências da confusão.

Fugindo do máximo de clichês possíveis e optando por inovar, promovendo debate sobre efeitos nocivos da tecnologia para a vida das pessoas, Gloria afirmou ao Zappeando, durante coletiva para a imprensa, que vai trazer um tema nunca antes visto na teledramaturgia — mas sem dar tanto spoiler!

O que “Travessia” traz de inédito para a teledramaturgia

Com o desafio de substituir um grande sucesso de audiência, “Travessia” é ambientada entre três localidades: Maranhão, Rio de Janeiro e Portugal. Brisa e Ari, o foco central da trama, se conhecem no Maranhão, mas logo mudam para o RJ.

Isso porque quando o rapaz se torna arquiteto, a “cidade maravilhosa” oferece mais oportunidades, fazendo com que Brisa largue tudo para acompanhá-lo também. O problema é que armam para colocá-la como criminosa nas redes.

Ari (Chay Suede), Brisa (Lucy Alves) e Oto (Rômulo Estrela)
Globo/ Fábio Rocha

“Deep fake será um tema muito presente nessa novela, que é inclusive o motivo pelo qual a delegada Helô está de volta, pois terá uma delegacia de crimes virtuais, não só envolvendo o deep fake, mas diversos outros temas que inclusive nunca foram retratados na TV antes”, afirmou a autora.

“Vamos falar através da delegada Helô das novas modalidades de crimes e coisas nefastas que se pode fazer através dessa coisa incrível e mágica que é a internet. É sobre isso que queria que as pessoas refletissem. Outra reflexão que a novela traz é quais conflitos que surgem a partir dessa coisa que facilita tanto nossa vida que é a inteligência artificial”.

Brisa (Lucy Alves) também sofre linchamento em
Globo/Fábio Rocha

A ideia é que “Travessia” seja solar e leve, ao mesmo tempo que aborda um assunto tão sério, dispensando vilões que não sejam aqueles implícitos na trama. “Vamos contar uma história muito humana que tem como pano de fundo os avanços tecnológicos que nos fazem perceber que estamos entrando em um mundo diferente”.

A autora explicou também de onde surgiu o nome. “A geração que nós estamos vivendo tem um pé no passado e um pé no futuro, estamos no momento do salto, da travessia. Por isso que a novela se chama ‘Travessia’. Essas vidas vão atravessar, vão ser tocadas por essa travessia de um mundo para o outro”.

Elenco de “Travessia”