A história dos seriados na TV brasileira já é antiga. Os primeiros foram transmitidos logo após o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi, ter sido inaugurado em 1950. Depois outras emissoras nasceram e os seriados começaram a tomar a programação da televisão. A lista é grande, mas confira a seguir as 5 séries brasileiras da TV que fizeram mais sucesso nos anos 50, 60 e 70:
Veja também:Relembre os 10 maiores sucessos dos 50 anos de TV Globo
#5 Carga Pesada (1979)
O seriado era dirigido por Daniel Filho e já foi transmitido em vários países. Ele contava a aventura de dois amigos caminhoneiros, interpretados por Stênio Garcia e Antônio Fagundes, que também chegaram a escrever alguns episódios. #4 Malu Mulher (1979)
Também dirigida por Daniel Filho e protagonizado por Regina Duarte, a série, exportada para mais de 50 países, contava a história de uma mulher que descobria a infidelidade do marido e encarava a vida de mãe divorciada em uma época em que era muito raro ver divórcios no Brasil. #3 O Vigilane Rodoviário (1961)
Ainda em preto e branco, ele foi dirigido e produzio pelo cineasta Ary Fernandes e exibido na década de 60 pela TV Tupi. É considerado o primeiro seriado brasileiro por ter criado o esteréotipo do heroi nacional. #2 “Alô Doçura” (1953)
Criada e dirigida por Cassiano Gabus Mendes, a série foi uma imitação da comédia romântica americana “I Love Lucy”, que consagrou os atores Eva Wilma e John Herbert, o casal doçura, que acabou se casando na vida real também. #1 “Sítio do Pica Pau Amarelo” (1952)
Escrita pelo autor Monteiro Lobato entre as décadas de 20 e 40, a obra de literatura infantil virou uma série da TV brasileira pela primeira vez exibida pela extinta TV Tupi nos anos 50.
Leia também: Relembre e saiba onde estão 10 figuras emblemáticas da TV brasileira dos anos 80