Com o avanço da tecnologia, o jornalismo pôde aprimorar a velocidade no compartilhamento de informações. Basta uma câmera de celular para gravar um acidente que começou a acontecer, e rapidamente as imagens estarão correndo o mundo.
Apesar dessa facilidade dos registros amadores, equipes de repórteres já conseguiram estar no momento exato de algum acontecimento com a câmera ligada. Alguns acidentes aconteceram em plena transmissão televisiva de outro assunto, o que torna a documentação muito mais genuína. Reportagens relâmpago podem ser difíceis, mas costumam expor um lado muito mais franco do que está acontecendo, caso os repórteres não se envolvam na tragédia.
Relembre a seguir 5 acidentes gravados ao vivo:
Veja também:
Tragédias: os 5 PIORES incêndios do Brasil
Ataques de 11/09/2001
Os ataques ao World Trade Center, as Torres Gêmeas de Nova York, chocaram o mundo em 2001. Na ocasião, todos acompanharam a transmissão ao vivo, que começou após o primeiro avião bater em uma das torres. Minutos depois, sem nem saber o que estava acontecendo direito, as pessoas viram o segundo avião.
Furacão Sandy – 2012
Documentar uma tragédia nem sempre é uma coisa fácil, ainda mais se você se encontra no olho do furacão, literalmente. Em 2012, vários repórteres tiveram que lidar com os contratempos do furacão Sandy, que devastou a costa dos Estados Unidos.
Queda de avião no mar do Havaí – 2014
Um passageiro, chegando perto do final do voo, resolveu gravar a aterrisagem com uma câmera GoPro, conhecida pela alta resistência. O que ele não sabia é que estava prestes a sofrer um acidente, pois o avião caiu no mar e afundou. Ele continuou registrando tudo.
Terremoto no Nepal – 2015
Em 2015, um forte terremoto atingiu o Nepal. A equipe de gravação da TV Globo estava lá ocasionalmente, para gravar uma série de programas sobre esportes, e acabou registrando o momento do tremor, assim como as consequências posteriores.
Jornalistas mortos ao vivo – 2015
No estado da Virginia, Estados Unidos, os jornalistas Alison Parker e Adam Ward foram mortos a tiros durante uma entrevista ao vivo, transmitida pelo canal CBS. O atirador era um ex-funcionário da emissora, e se matou logo após o episódio.