Seis roteiros que reafirmam a mudança da Pixar

Que a Pixar é uma produtora consagrada no ramo da animação, todo mundo sabe. Dona de vários filmes que marcaram gerações, como “Toy Story”, sua importância para a história do cinema é indiscutível. Os acordos de sucesso firmados com a Walt Disney Pictures resultaram na união das duas empresas, em 2006, e em várias novidades marcantes nas animações seguintes. Porém, nos últimos anos, o que realmente faltava na Pixar eram novidades. A insistência pedante em continuações sem sentido, como a da série “Carros”, fez com que a empolgação em novos produtos se perdesse.
A boa notícia é que esse cenário está mudando. Entre 2015 e 2016, a Pixar anunciou filmes inéditos, com boas ideias e a promessa de renovar suas próprias produções, que tanto funcionaram no passado. Confira a seguir as novidades – e alguns lançamentos já consagrados – para a gigante da animação que estão por vir:

Divertida Mente

O longa conta a história de Riley, uma menina de 11 anos, que enfrenta grandes mudanças em sua vida quando seus pais decidem ir morar em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley convivem seus sentimentos: a Alegria, Nojinho, Tristeza, Raiva e o Medo. Alegria é a que mais se esforça para deixar Riley feliz. Porém, depois de uma confusão no sistema, ela e Tristeza acabam caindo da sala de controle, e até elas voltarem Riley passa por dificuldades em lidar com suas emoções.
Cheio de sensibilidade e mostrando um universo completamente inédito em filmes infantis, “Divertida Mente” já ganhou o Globo de Ouro por Melhor Animação e é um dos favoritos ao Oscar. É um filme ousado e tocante, justamente o que faltava nas produções Pixar.

“O Bom Dinossauro”

Resgatando o tema dos animais, o filme conta a história dos dinossauros como se não tivessem sido extintos no passado. O principal personagem é o dinossauro Arno, que faz amizade com o menino Spot. A relação deles é incrivelmente tocante, e a Píxar inova ao mostrar os dinossauros como mais inteligentes que os humanos. Misturando temas maduros e humor à sensibilidade característica de seus filmes, “O Bom Dinossauro” não cai nos clichês do mundo animal e vale para todas as idades.

“Zootopia”

Outro filme sobre o Reino Animal, com estreia marcada para março de 2016, “Zootopia” tem uma história mais tradicional, centrada na raposa Nick Wilde e na coelha Judy Hopps. Judy é policial em Zootopia, cidade habitada por mamíferos, e precisa trabalhar em um caso com Wilde, de onde surge uma relação carregada de surpresas. O que poderia ser um clássico no estilo das fábulas infantis promete trazer aventuras cativantes e hilárias. Outra novidade para esse filme é a presença da cantora Shakira, no papel de Gazelle, uma estrela pop da cidade.

“Gigantic”

Inspirado em João e o Pé de Feijão, o longa conta a história de Jack, um menino aventureiro que descobre um mundo de gigantes que moram nas nuvens. Para encontrar o caminho de casa, ele conta com a ajuda de Inma, uma garota de 11 anos e 18 metros de altura. Jack descobre que Inma não é grande apenas no tamanho, mas também na personalidade. E é isso que eleva as expectativas para este filme, a carga de sentimentos e o que pode se tirar de lição das aventuras das duas crianças. Por se passar na Espanha, durante o século XVI, os novos cenários também provocam curiosidade.

“Moana”

Também previsto para 2016, “Moana” trata do mundo marinho. A personagem homônima sai em uma missão no mar em busca de respostas sobre seus ancestrais. Ela conta com a ajuda do semideus Maui, com quem atravessa o oceano. Por se passar há 2 mil anos, Moana abre espaço para uma nova cultura, valores compartilhados e o fascinante ambiente marinho, que já foi cenário de outros sucessos da Pixar.

“Coco”

O longa mais enigmático anunciado recentemente pela Pixar é Coco, com estreia prevista apenas para 2017. Diferente de tudo já visto nos filmes de animação, o tema central será o Dia dos Mortos, tradição mexicana que é na verdade uma celebração à vida. Miguel, um menino de doze anos, mora com sua grande família no interior do México, e a descoberta de um mistério promete mudar a vida de todos. A melhor parte desse filme é a valorização da cultura latina, muitas vezes esquecida nos filmes infantis de Hollywood.