Nada de comédia romântica: 10 filmes de amor que merecem ser vistos

Quando se fala em filmes de amor, é difícil fugir das comédias românticas que estreiam aos montes todas as semanas. Fuja dos clichês e assista a um desses 10 filmes de amor que passam longe das comédias românticas e merecem ser vistos, mesmo que nem todos tenham um final feliz.

Filmes de amor

“Amor”

Imdb

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2012, “Amor” é um filme que arrebata até o mais duro dos corações. Mas não pense que se trata apenas de um casal de velhinhos fofos que se ama até o último instante. “Amor” vai além de “Diário de Uma Paixão” e explora as dificuldades do amor que não deixam de invadir o ser humano até mesmo na velhice.

“Cidade dos Anjos”

Se você está apaixonado, deixe uma caixa de lenços por perto quando for assistir a esse filme. “Cidade Dos Anjos” é um clássico que poderia muito bem cair no clichê das comédias românticas. No entanto, o filme explora o amor com sensibilidade suficiente para nos fazer acreditar que tudo aquilo que se passa na tela pode ser real.

“Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças”

Não pense que a edição alucinante (além da direção de Michel Gondry) faz com que esse não seja um filme romântico. Uma história de amor nada, mas nada mesmo, convencional. Assista a dois e, uma dica: veja o filme duas vezes, pois com certeza você vai deixar escapar algum detalhe e a trama pode acabar fazendo outro sentido. O que também pode ser bastante interessante…

“O Segredo de Brokeback Mountain”

Um filme que chamou a atenção do mundo todo, em muitos casos não por sua beleza e sensibilidade, mas sim por tratar de uma história de amor gay. Vemos as dificuldades pelas quais uma paixão sincera, porém completamente não aceita, passa. Arrebatador. E triste.

“O Leitor”

Imdb

Prepare-se para se comover e ver belíssimas atuações de Kate Winslet e David Kross. Uma obra complexa que merece ser assistida. A Segunda Guerra Mundial é apenas pano de fundo, não se iluda.

“Inquietos”

Este longa tem tudo para ser uma comédia romântica totalmente previsível: dois adolescentes esquisitos que não se enquadram em nenhum padrão se conhecem e se apaixonam. De fato o filme tem tudo isso, mas, acredite: “Inquietos” está longe de ser uma comédia romântica juvenil. Traz uma profundidade que impede o final feliz, protagonizado por um casal que não tem problemas em aceitar a morte. Assista e comprove.

“Encontros e Desencontros”

Um filme de amor que foge completamente dos padrões românticos hollywoodianos. “Encontros e Desencontros” retrata o amor como ele é, cru e desastrado. A única diferença é que a trama se passa em Tóquio e os dois protagonistas estão completamente perdidos com a língua e a cultura japonesa. Repare em Scarlett Johansson no começo da carreira. Bill Murray está sensacional, como sempre. E Sofia Coppola chamou a atenção do mundo como diretora de alto nível após este filme.

“O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”

Se olharmos além da delicadeza e fofura de Amelie Poulain perceberemos que o filme, com seus personagens complexos e interessantes, retrata principalmente os medos e egoísmos que acometem um ser apaixonado. Com pitadas de cinema cult  experimental, “O Fabuloso de Amelie Poulain” é um filme para ver e ouvir, já que a trilha sonora é uma das mais belas e mais famosas do cinema.

“Um Beijo Roubado”

“Um Beijo Roubado” é um daqueles filmes a que assistimos não esperando nada além de puro entretenimento, mas acabamos nos surpreendendo. Despretensioso e repleto de metáforas nada clichês. Um filme que mistura Norah Jones, Natalie Portman, Jude Law e muita sensibilidade de Wong Kar Wai.

“Ela”

Spike Jonze foi muito bem sucedido em sua previsão bastante real e quase tangível do futuro dos relacionamentos humanos. “Ela” retrata o amor entre o homem e uma máquina, o que pode parecer um tanto desinteressante para uns, mas visto como uma projeção de um futuro breve da humanidades (relacionamentos com máquinas virtuais). O fato é que o amor não humano se torna tão “real” que nos pegamos completamente comovidos e envoltos pelos personagens. Definitivamente um filme que nos leva à reflexão.

Filmes para ver na Netflix