Girl Power: filmes que ajudam no empoderamento das mulheres

por | jul 26, 2016 | Filmes

O feminismo está ganhando o merecido destaque na sociedade de alguns anos para cá. As mulheres estão mais cientes de seus direitos e vontades. Se você se interessa pelo assunto, ou quer se empoderar como mulher, veja a lista dos melhores filmes para que você entenda o feminismo e questões sociais envolvendo o assunto. 

“Incêndios” (2011)

Uma mulher e seu irmão gêmeo acabam de perder a mãe, que, na leitura do testamento, acabam descobrindo que têm outro irmão. Eles então acabam indo para a Palestina para tentar descobrir os segredos da falecida.

“Pedra da Paciência” (2012)

No Afeganistão, um homem está em estado vegetativo, e sua mulher, que se sente solitária, começa a contar coisas para seu marido que vinha guardando há muito tempo. É uma história de auto descoberta e discute muito a opressão feminina.

“Thelma & Louise” (1991)

Thelma é a esposa dedicada e submissa. Louise é a solteirona independente. Juntas, são melhores amigas que embarcam em uma “road trip” durante um fim de semana, com direito a Brad Pitt novinho e muitas decisões erradas.

“Persépolis” (2007)

O filme francês é  baseado no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi. A história se situa no começo da Revolução Iraniana, em 1979, e segue a vida da personagem até seus 22 anos. O filme é cheio de questionamentos feministas em relação à cultura iraniana e islâmica.

“Jeanne Dielman” (1975)

O filme é antigo mas a temática ainda é válida. A atriz Delphine Seyrig é Jeanne Dielman, uma jovem viúva que vive com seu filho e segue uma rotina imutável: cuida do seu apartamento enquanto o filho está na escola, e recebe seus clientes.

“Frida” (2002)

O filme é a biografia da artista mexicana Frida Kahlo. Ela também teve um casamento aberto com Diego Rivera, que era seu parceiro nas artes, e um controverso caso com o político russo Leon Trostky. Ela é uma das precursoras do feminismo na arte.

“Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento” (2000)

Baseado em uma história real, Julia Roberts é Erin Brockovich, mãe solteira que vira assistente legal de uma empresa e entra com uma ação contra uma das maiores companhias de energia da California, acusada de poluir o abastecimento de água da cidade.

“As Horas” (2002)

Três mulheres em três épocas diferentes são tocadas pelo mesmo livro: “Sra. Dalloway”, de Virginia Woolf.

“A Cor Púrpura” (1985)

Whoopi Goldberg é uma mulher negra do Sul dos EUA que batalha para reencontrar sua identidade depois de sofrer anos de abuso por parte de seu pai há 40 anos.

“Valente” (2012)

Esqueça os filmes de princesa da Disney. A Princesa Merida não quer a realeza, e não tem nada de menininha. Ela usa seu arco e flecha como forma de defesa contra uma maldição que traz caos para o seu reino.

“Yentl” (1983)

Barbra Streisand é uma jovem judia que quer aprender ensinamentos da religião que são permitidos apenas para homens. Ela então se transveste e tenta correr atrás das suas vontades como um homem.

“Uma História Severina” (2012)

O filme brasileiro, que está disponível inteiro no vídeo acima, é um documentário sobre Severina, uma mulher que estava grávida de um bebê anencéfalo e batalha contra o governo brasileiro para conseguir fazer um aborto.

“Tomates Verdes Fritos” (1991)

Evelyn Couch (Kathy Bates) é a típica dona de casa norte-americana, além de ser emocionalmente reprimida e descontar suas mágoas em doces. Ela passa despercebida pelo marido, mas quando vai a um hospital visitar a tia, conhece uma senhora que tem uma história muito importante para lhe contar.