
O estúdio Lionsgate divulgou recentemente que a adaptação para o cinema de “Monopoly” está em andamento. Com roteirista e história definidos, o jogo vai sair dos tabuleiros e vai para as telonas.
Mas a novidade não é inédita. Já existem inúmeros filmes que tiveram origem com os games. Alguns bem sucedidos, outros bnem tanto.
Veja a seguir a lista com os 10 jogos que já viraram produções cinematográficas: 1. “Battle Ship – A Batalha dos Mares” (2012)
Dirigido por Peter Berg, a produção norte-americana é baseada no jogo de tabuleiro “Batalha Naval”. Apesar de mal recebido pela crítica, a ficção científica teve participação especial da cantora Rihanna no elenco e sua estreia como atriz. 2. “Príncipe da Pérsia – As Areias do Tempo” (2010)
O filme nasceu a partir do game de mesmo nome, “Prince of Persia” (original, em inlgês), e é considerado uma das melhores adaptações de jogos de todos os tempos. Com uma história simples que se passa na Idade Média, a produção tem enredo romântico, é cheia de aventuras e copia truques e acrobacias do jogo. 3. “Resident Evil” (2002)
Embora tenha também sido alvo de reações negativas dos críticos, a produção derivada do jogo de videogame conquistou o público das telonas. O filme teve mais 4 sequências (2004, 2007, 2010, 2012) e tem promessa do sexto. Sem contar o longa que foi produzido em animação, em 2008. 4. “Lara Croft: Tomb Raider” (2001)
Com direção de Simon West, “Tomb Raider” foi a série baseada em jogos que mais lucrou na história, com US$ 274 milhões arrecadados. A adaptação é estrelado por Angelina Jolie e por seu pai, Jon Voight, também pai da atriz na vida real. 5.“Final Fantasy” (2001)
Tecnológico e com efeitos surpreendentes, a produção trouxe o jogo “Final Fantasy” para os cinemas. Com um enredo que traz a Terra infestada de alienígenas, o filme recebeu nomes completamente diferentes em todos os países em que foi lançado. 6. “Mortal Kombat: O Filme” (1995)
Com um lançamento de grande repercussão, o filme de luta inspirado em um dos games mais jogados no mundo não trouxe todos os personagens para a tela. Os efeitos especiais surpreenderam os fãs. A produção continuou ainda com mais uma edição em 1997. 7. “Street Fighter – A Última Batalha” (1994)
Estrelado por Jean-Claude Van Damme e Raul Julia, a primeira versão adaptada para o cinema do game “Street Fighter” alterou o enredo original do jogo, mas foi um sucesso comercial. A série ainda contou com uma continuação em 2009. 8. “Double Dragon” (1994)
O clássico gênero “beat’em up”, em que os jogadores percorrem os cenários para enfrentar outros lutadores, ganhou vida e foi para o cinema. O enredo traz gangues de rua que se enfrentam em disputas de territórios, que atraiu muitos jovens e crianças no seu lançamento, mas não cativou tanto o público. 9. “Super Mario Bros.” (1993)
Com um roteiro diferente, a adaptação de um dos jogos mais conhecidos da história não fez muito sucesso. O enredo traz os personagens em uma dimensão paralela, onde os dinossauros não foram extintos e evoluíram como os seres humanos. Com um visual bem realista, diferentes dos games da Nintendo, o filme foi um dos que menos faturaram na história. 10. “Os 7 suspeitos” (1985)
Seu nome original é “Clue”, uma comédia norte-americano que trouxe o jogo “Detetive” para as telas do cinema. A paródia foi criada com três finais diferentes e foi o primeiro filme baseado em um jogo de tabuleiro.