Dakota Johnson revela que clima nos bastidores de “50 Tons de Cinza” era péssimo: “Assustador”

“Cinquenta Tons de Cinza” é daqueles filmes que se tornaram inesquecíveis para os espectadores. E não é para menos: a franquia fez um sucesso estrondoso na época do lançamento, mas os bastidores parecem ter sido bem agitados para os atores. Dakota Jhonson, a eterna Anastasia Steele, revelou que o clima por trás das câmeras era péssimo.

Dakota Jhonson revela climão nos bastidores de “50 Tons de Cinza”

O primeiro longa foi lançado em 2015, quando Dakota assumiu Anastasia pela primeira vez, atuando ao lado de Jamie Dornan, responsável pelo papel de Christian Grey, pelo qual também ficou marcado.

A saga rendeu ótimos frutos para a carreira de ambos os atores, mas Dakota garante que a proposta não ficou clara antes de iniciarem as gravações. “Quando estou interessada em algo, quero saber muito sobre isso”, disse à Vanity Fair.

Para as audições, a atriz se baseou em um monólogo de Persona, de Ingmar Bergman, acreditando que os filmes seguiriam o mesmo fio condutor do best-seller de E.L James, mas a direção começou a divergir com a autora.

Dakota Johnson e Jamie Dornan em
Chuck Zlotnick/© Universal Pictures

Por isso, o clima nos bastidores nunca foi dos melhores. “[E. L. James, que atende por Erika] tinha muito controle criativo, o dia todo, todos os dias, e ela apenas exigia que certas coisas acontecessem”, detalhou Dakota.

“Havia partes dos livros que simplesmente não funcionariam em um filme, como o monólogo interno, que às vezes era incrivelmente brega. Não funcionaria para dizer em voz alta. Sempre foi uma batalha. Sempre”.

A escalação para Christian Grey também foi motivo de polêmica. O ator escolhido para viver o protagonista, inicialmente, foi Charlie Hunnam, mas conflitos de agenda impediram que assumisse o papel e fizeram E. L James tomar a decisão drástica de rasgatar o roteiro.

“Eu era jovem. Eu tinha 23 anos. Então foi assustador”, relembrou a atriz. “Acabou de se tornar algo louco. Houve muitos desentendimentos diferentes. Nunca consegui falar sobre isso com sinceridade, porque você quer promover um filme da maneira certa. Estou orgulhosa do que fizemos no final das contas e tudo acaba do jeito que deveria, mas foi complicado”.

Dakota Johnson em
Universal Pictures

Dakota confessou ainda que, se soubesse como as gravações aconteceriam, teria voltado atrás no projeto, mas não se arrepende. “Não acho que seja uma questão de arrependimento. Se eu soubesse, na época, que seria assim, acho que ninguém teria feito isso. Teria sido tipo: ‘isso era psicótico’. Mas não, eu não me arrependo”.

Experiências de atores em gravações