O Coringa é um dos vilões mais conhecidos da história, ao lado de personagens como Darth Vader, Moriarty, Cruela Cruel e a Bruxa Má do Oeste. Ele nasceu nos quadrinhos da DC Comics em 1940 e, desde então, já invadiu os desenhos animados, filmes e seriados que envolvem o mundo de Batman.
A evolução do personagem na frente das câmeras é bem perceptível ao longo dos anos, principalmente pelos atores que o interpretaram. Abaixo, você pode ver a análise de todo esse processo!
Evolução do Coringa
Cesar Romero
O já falecido Cesar Romero foi o primeiro homem a interpretar o Príncipe Palhaço de Gotham nas telonas, reprisando seu papel do seriado de Batman na televisão em um filme de 1966. No filme, ele se junta com o Pinguim, o Charada e a Mulher Gato para armar contra Batman e Robin, mas as maldades do personagem nem se comparam com a dos atuais. Ele, por exemplo, encheu os reservatórios de água de Gotham City com gelatina. O ator também fez outros papeis famosos, como do Zorro, Agente 86 e As Panteras.
Jack Nicholson
O Coringa de Jack Nicholson era um assassino bem frio, mas era bastante exagerado, frívolo, e um pouco mais engraçado. Em uma entrevista, ele disse que isso foi um pedido do próprio diretor: “Tim [Burton] disse que o Coringa precisava ter um lado de humor negro também”. No filme “Batman”, de 1989, o sorriso de Jack Napier é resultado de uma submersão química que sofreu e da cirurgia com ferramentas enferrujadas que sofreu em condições inapropriadas.
Heath Ledger
Heath Ledger talvez seja o ator mais lembrado por ter interpretado o Coringa, por ter feito uma performance tão intensa. Ledger é agressivo e dramático, e isso chamou a atenção da crítica também, que o considera a melhor representação do Coringa de todas. O objetivo do Coringa anarquista é se preocupar menos com as piadas e mais com explodir tudo o que aparece pela frente!
Jared Leto
O vocalista da banda 30 Seconds to Mars foi escalado para personificar o Coringa no filme “Esquadrão Suicida”. Desde o começo, foi dado muito destaque ao ator e ao seu personagem, porém quando o filme chegou aos cinemas, percebemos que ele mal faz diferença no roteiro do filme, aparecendo pouquíssimas vezes. Apesar disso, tivemos um vislumbre de um Coringa mais centrado, com objetivos, como ele é nos quadrinhos, e não tão caótico quanto o Coringa dos filmes de Christopher Nolan.
Curiosidades sobre o Coringa
- 5 falhas do Coringa de Jared Leto que podem fazer ator encerrar carreira
- 5 superherois mais malucos do que o Coringa
- Paródia de “Frozen” traz Arlequina e Coringa; assista