O cinema sempre foi palco para que histórias fascinantes de pessoas reais pudessem ser contadas a todo o mundo. Não apenas os registros biográficos são responsáveis por essa missão, como alguns filmes também são adaptações inspiradas em fatos ou personalidades que existiram realmente. A seguir, conheça algumas dessas personalidades impressionantes que viraram enredo para filmes clássicos e premiadíssimos sem que você desconfiasse.
Pessoas reais que viraram filme
Philippe Petit, de “A Travesia”
Imagine andar sob um cabo a mais de 400 metros de altura, sem qualquer tipo de proteção, no maior prédio do mundo? Philippe Petit fez esta proeza em 1974, entrando escondido no World Trade Center e atravessando de uma torre para outra. A história já havia rendido o documentário “O Equilibrista”, vencedor do Oscar 2009 e é também inspiração para o roteiro de “A Travessia”.
Frank Abagnale Jr, de “Prenda-me se for capaz”
O jovem norte-americano Frank Abagnale Jr. era um verdadeiro mestre dos disfarces, aproveitando o dom para se tornar médico, piloto, advogado e viver as mais diversas aventuras, tudo às custas dos outros.
Marcelo Nascimento Rocha, de “VIPS”
O filme que é considerado uma versão brasileira de “Prenda-me se for capaz” conta a história de Marcelo Nascimento Rocha, que também aproveitou sua capacidade de assumir a identidade alheia para aplicar seguidos golpes. Seu alter ego mais famoso é o do filho do dono da companhia aérea Gol, pelo qual chegou até mesmo a conceder uma entrevista para a TV. Ele é representado pelo ator Wagner Moura, no filme “VIPs”.
Michelle Philpots, “Como Se Fosse a Primeira Vez”
A comédia estrelada por Adam Sandler e Drew Barrymore, onde ela não consegue reter informações por mais de 24 horas, teve como inspiração a vida de Michelle Philpots. Todos os dias ela acorda ao lado de um homem que precisa convencê-la de que são casados e felizes há mais de 15 anos.
Harvey Milk, de “Milk”
O filme conta a história do ativista Harvey Milk, primeiro homossexual declarado a ser eleito para um cargo público. A história é ambientada durante os anos 70 nos EUA, onde Harvey Milk (interpretado por Sean Penn), decide enfrentar a violência e o preconceito da época em busca de direitos contra discriminação sexual.
Philippe e Driss, de “Os Intocáveis”
A produção francesa de 2012 conta a história de Philippe, homem rico que após um grave acidente se vê tetraplégico e precisando de ajuda, contratando assim Driss, jovem problemático e sem a menor noção e tato com aquela situação. A ideia de “Os Intocáveis” surgiu após o conhecimento do cineasta pelo documentário “A La Vie, À La Mort”, que revela a trajetória dessa dupla.
Wladyslaw Szpilman, de “O Pianista”
O filme de 2002, estrelado por Adrien Brody, acompanha a dramática história do pianista polonês Wladyslaw Szpilman que interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas.
Zuzu Angel, de filme homônimo
Conta a história da estilista Zuzu Angel que teve seu filho torturado e assassinado pela ditadura militar. Ela também foi morta em um acidente de carro forjado pelos militantes do exército ditatorial em 1976. É um filme brasileiro de 2006, do gênero drama biográfico, dirigido por Sérgio Rezende.
Além deles, outros clássicos filmes foram baseados em personagens reais, como: Jordan Belfort, em “O lobo de Wall Street”, Christopher McCandless, de “Na Natureza Selvagem”, Elizabeth Gilbert, jornalista de “Comer, rezar, amar”, Hugh Glass, interpretado por Leonardo diCaprio (vencedor do Oscar 2016) em “O Regresso”, e até Vito Corleone, de “O Poderoso Chefão”.
Ficção científica: Conheça os 10 melhores filmes sobre ataques de vírus