Agora eles são feitos com celular; saiba filmes produzidos com iPhones

por | jul 26, 2016 | Filmes

Depois de bagunçar o Sundance Film Festival, nos Estados Unidos, o filme “Tangerine” chamou atenção para as produções que estão sendo feitas inteiramente com celulares.

Filmado com um iPhone, o longa-metragem foi o primeiro a participar do evento mundial que promove produções independentes.

Apesar de não ter ganhado nenhum prêmio, o filme chamou a atenção para esse novo tipo de produção.

Com a ajuda de um adaptador anamórfico, que permite uma maior área de filmagem, “Tangerine” foi filmado em widescreen.

Além do aplicativo que permitiu controlar a granulação, a abertura da lente e a temperatura das cores, o os três iPhones utilizados contaram com a toque do steadycam, acessório que ajudou a estabilizar a imagem e impedir as famosas “tremidinhas”.

Primeiro do gênero? Não! Veja a seguir quem mais já arriscou a produzir filmes inteiros com iPhones: “Paranmanjang” (2011)

Os cineastas sul-coreanos Chan-kyong Park e Chan-wook Park foram os primeiros a lançar um filme inteiramente feito com um iPhone. O enredo do curta-metragem fala sobre um homem que transcende suas vidas passadas e sua atual existência no meio de uma pescaria. “Cachorros e Gatos” (2013)

A comédia romântica busca atrair os amantes de animais e conta a história de amor entre uma artista depressiva que adota um cachorro de rua e um jovem desenhista que encontra um gato amarrado a um banco. O filme foi todo feito com o iPhone do diretor, Min Byung-woo. “Hooked Up”  (2013)

Na mesma linha, o filme de terror do espanhol Pablo Larcuén conta o pesadelo de dois jovens durante uma noite de festa em Barcelona. Os amigos, que se filmam com os celulares durante a festa, acabam presos na casa. “Tangerine” (2015)

O diretor não tem vergonha de falar que a produção foi realizada com um iPhone por causa dos custos. Sean Baker dirigiu o filme que conta a história de uma prostituta e um travesti, que descobre ter sido traído, e resolve tirar satisfação com o namorado.