Afinal, quem é responsável por escolher os vencedores do Oscar?

Maior premiação do cinema, o Oscar é a honra máxima para coroar um ator ou filme de Hollywood. Tanto poder e influência para eleger os vencedores não fica nas mãos de uma pessoa só! Saiba quem são os responsáveis por escolher os ganhadores da maior honraria das telonas!

Oscar: quem escolhe os vencedores?

As estatuetas do Oscar são entregues aos ganhadores sempre no início do ano, mas o resultado final começa a ser desenhado muito tempo antes. Quem escolhe os vencedores de cada edição são os membros da  Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em 1927, em Los Angeles. 

Ao todo, são cerca de seis mil associados com o poder de decisão na premiação. E sim, TODOS eles são profissionais da indústria cinematográfica e estão aptos a votar. O número pode parecer assustador, mas é importante para evitar favoritismos. 

https://www.instagram.com/p/BSHTVQwFxkA/?taken-by=theacademy

Como funciona a votação?

Pré-indicação

A votação do Oscar é dividida em duas partes: a pré-indicação e a escolha do vencedor. Na primeira etapa, diversos profissionais da indústria cinematográfica (o que inclui produtores, atores, diretores, roteiristas, figurinistas e muitos outros) votam em suas respectivas categorias, além de Melhor Filme. A votação resulta em um ranking com os profissionais e as produções favoritas daquele ano. 

É importante ressaltar que o sistema da eleição é de voto único e transferível e que existe um limite de primeiros lugares que um concorrente pode ganhar. Isso significa que, quando a pessoa ou obra consegue 20% mais votos do que precisa para ser indicada, os votos são automaticamente transferidos para o segundo colocado na disputa – evitando, assim, que aconteça um “desperdício” de votos. 

Ao fim do processo, os votos são computados e os cinco indicados de cada categoria (com exceção do Melhor Filme, cujo número pode variar) são anunciados pela Academia. Inicia-se, então, o processo para a escolha dos vencedores.

Escolha do vencedor

Após a etapa de pré-indicação, começa a votação para eleição dos ganhadores do Oscar. Nessa etapa, todos os membros podem votar em todas as categorias. A organização envia uma cédula de votação aos associados com a lista dos filmes e profissionais indicados que podem ser escolhidos. Cada opção é enumerada de 1 a 5, sendo que o 1 deve ser a opção favorita de quem vota. Nesse momento, a pessoa ou obra que conquistar o maior número de votos é a campeã. 

Shutterstock

Critérios que elegem um filme ao Oscar

Não são todos os filmes que podem concorrer ao prêmio mais famoso e desejado de Hollywood. Para ser indicado ao Oscar, as produções precisam seguir alguns critérios específicos. São eles: ter sido exibida durante no mínimo uma semana em Los Angeles, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à premiação, em cópias de 35mm ou 70mm, além de possuir, pelo menos, 40 minutos de duração.

Há, no entanto, casos especiais que não seguem as mesmas etapas de votação e essas especificações. É o que acontece com as categorias de Filme Estrangeiro, Documentários e Curta-Metragens, que ganham comissões especializadas.

Como alguém consegue entrar para a Academia?

Para ingressar na Academia e fazer parte de todo o processo de votação, existem três formas diferentes. A primeira é por meio de um convite feito por quem já é membro. Nesse caso, o profissional precisa receber o convite de, no mínimo, dois sócios da comunidade. 

https://www.instagram.com/p/BT2mOAZF46Z/?taken-by=theacademy

A segunda opção é por meio de inscrições. Nela, o interessado em fazer parte da Academia precisa obter o apoio de dois ou mais integrantes de sua categoria e, assim, enviar seu pedido de inscrição. Nos dois casos, o novo membro só será aceito após a avaliação do Board of Governors, um comitê da organização. 

A terceira forma de ingressar na Academia é ter sido indicado a alguma categoria da premiação. Foi o que aconteceu com o brasileiro Fernando Meirelles, indicado ao prêmio de Melhor Diretor pelo filme “Cidade de Deus”. Após a indicação, o diretor pode ser convidado para integrar a Academia e participar da votação no ano seguinte. 

Oscar 2018