7 filmes sobre escritores que você tem que ver

Estreia nesta semana nos Estados Unidos o filme “The End of The Tour”, do diretor James Ponsoldt, conhecido por “Smashed” e “O Espetacular Agora”. Oriundo do cinema independente norte-americano, Ponsoldt escalou Jason Siegel para o papel do escritor David Foster Wallace no filme baseado na história real de uma viagem do literato com um repórter da revista Rolling Stone, interpretado por Jesse Eisenberg. O filme, lançado e elogiado no Festival de Sundance, ainda não tem data de estreia no Brasil.
Aproveitando este aguardado lançamento, segue uma lista de sete filmes sobre escritores que você tem que ver:

1 – “Adaptação”

Nicolas Cage é Charlie e Donald Kaufman no filme dirigido por Spike Jonze. A história foi escrito pelo próprio Charlie Kaufman, que criou um protagonista inseguro, em depressão, e com bloquei criativo para exorcizar os próprios demônios.

2 – “Louca Obsessão”

Kathy Bates mostra todo seu talento mais uma vez na pele de uma fã obsessiva que aprisiona um escritor, interpretado por James Caan, depois de um acidente. Anos depois o escritor admitiu que a fã obsessiva era uma metáfora para seu vício na cocaína. Ele era um escritor de sucesso aprisionado pela droga. O filme é dirigido por Rob Reiner.

3 – “Capote”

O único Oscar da carreira de Philip Seymour Hoffman, morto em 2014. A vida do elogiado e polêmico escritor Truman Capote teve mais de uma adaptação para o cinema, mas esta é, sem dúvida, a melhor delas. A direção do filme sobre o autor de “A Sangue Frio” é de Bennett Miller.

4 – “Começar de Novo”

Este é o primeiro longa-metragem do diretor Joachim Trier, sobrinho do polêmico Lars Von Trier. Dois melhores amigos, muito competitivos, aspiram alto no mundo da literatura. Um deles tem seu livro recusado e o outro é publicado, tornando-se uma celebridade.

5 – “O Escritor Fantasma”

Um dos últimos filmes do diretor Roman Polanski relata a história de um escritor, vivido por Ewan McGregor, que é abordado pelo primeiro-ministro britânico, que quer que ele termine se escrever suas memórias, mas, obviamente, como um escritor-fantasma, cujo nome não aparecerá. Mas é claro que o político esconde muito mais do que o escritor quer saber para fazer a biografia.

6 – “O Escafandro e a Borboleta”

Belíssimo filme sobre a história real do editor da revista Elle, Jean-Dominique Bauby (interpretado por Mathieu Almaric), que sofreu um derrame e teve que viver com quase todo o corpo paralisado. Passou, então a se comunicar pelo olho esquerdo.

7 – “Barton Fink – Delírios de Hollywood”

Este filme surgiu quando os irmãos Ethan e Joel Coen sofreram um bloqueio criativo quando estavam escrevendo “Ajuste Final”. É uma comédia visceral que vai na jugular. O intelectual de Nova York Barton Fink, vivido por John Turturro, vai para Hollywood e se depara com bloqueio criativo, insanidade e morte.