5 filmes que abordam temas embaraçosos para a Igreja Católica

A Igreja Católica, como instituição, comete erros que fazem corar qualquer cristão verdadeiro. Pedofilia, corrupção, perseguição religiosa e intrigas mundanas fazem parte de uma indesejável lista de acusações enfrentadas pela Igreja há séculos. O cinema, atento a tais falhas, vem cada vez mais abordando o tema. Confira alguns filmes sobre o assunto.

#5 – “Spotlight – Segredos Revelados” (2015)

Candidato a  seis Oscars, entre eles melhor filme e direção, “Spotlight” aborda como jornalistas do “Boston Globe” descobriram e revelaram o escândalo de casos de pedofilia por padres da Arquidiocese local.

#4 – “Dúvida” (2008)

Philip Seymour Hoffman interpreta um padre que mantém uma estreita relação com um jovem problemático. A sombra do abuso e da pedofilia paira no ar, justificando o
título do filme e expondo este delicado e recorrente assunto na Igreja.

#3 – “O Poderoso Chefão III” (1990)

O terceiro filme da trilogia dos Corleone se baseia em fatos reais ao abordar intrigas, corrupção e negócios escusos do Banco do Vaticano.

#2 – “Philomena” (2013)

Baseado em uma história real, este filme conta como freiras irlandesas, de forma consciente e sistemática, separaram para sempre crianças de suas mães solteiras.

#1 – “O Nome da Rosa” (1986)

A clássica adaptação do livro de Umberto Eco traz Sean Connery brilhando no papel de um monge. O filme trata da Inquisição, perseguição cruel imposta pela Igreja a todos os que eram considerados hereges – de judeus a mulheres independentes.