11 atrizes e atores que, inexplicavelmente, nunca ganharam um Oscar (mas deviam)

Nem todos os artistas hollywoodianos ostentam uma coleção de estatuetas do Oscar como Maryl Streep, Jack Nicholson, Daniel Day-Lewis ou ainda Katherine Hepburn. Mas alguns outros também mereciam muito e é impressionante que nunca tenham levado um troféu sequer para casa.

Listamos 11 atores e atrizes que até já concorreram – alguns muitas vezes -, mas até agora não ganharam um Oscar.

Atores que nunca ganharam Oscar

Amy Adams

Apesar de nunca ter levado uma estatueta, o trabalho de Amy é claramente reconhecido pela Academia, tanto é que a atriz já foi cinco vezes indicada ao Oscar: 4 como Melhor Atriz Coadjuvante e uma como Melhor Atriz por “Trapaça”. Em 2016, Amy protagonizou um dos filmes mais aclamados do ano, “A Chegada”, mas também não levou o prêmio. Como?

IMDb

Glenn Close

A atriz já foi indicada ao Oscar nada menos do que seis vezes e tem uma carreira aclamada em Hollywood. Com filmes inesquecíveis no currículo – como “Atração Fatal” e “Ligações Perigosas” –, não dá para acreditar que ela nunca tenha ganhado.

Joaquin Phoenix

Indicado duas vezes ao Oscar de Melhor Ator e uma ao de Melhor Ator Coadjuvante, Phoenix impressionou no papel de Johnny Cash no filme “Johnny & June” (que, inclusive rendeu um Oscar a Reese Witherspoon como June). Tudo leva a crer que ele também deu azar de ter concorrentes tão fortes, como Philip Seymour Hoffman (“Capote”), Daniel Day-Lewis (“Lincoln”) e Benicio Del Toro (“Traffic”).

Michelle Pfeiffer

A atriz já foi indicada duas vezes ao Oscar de Melhor Atriz e uma ao de Melhor Atriz Coadjuvante, mas nunca levou uma estatueta para casa. O que é uma surpresa, já que ela ganhou muito destaque em filmes como “Scarface” e “Batman – O Retorno”.

Samuel L. Jackson

É impossível não se lembrar do papel de Jules Winnfield em “Pulp Fiction: Tempos de Violência”, pelo qual, inclusive, o ator foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1994. Mas além desse, Jackson tem uma sólida carreira no cinema e ganhou outros ótimos personagens do diretor Quentin Tarantino, como em “Django Livre” e “Os Oito Odiados”.

Edward Norton

Indicado três vezes ao Oscar, parece que Norton, na verdade, só não ganhou porque deu azar de concorrer com candidatos fortíssimos: Roberto Begnini (“A Vida é Bela”), Cuba Gooding Jr. (“Jerry Maguire”) e J. K. Simmons (“Whiplash”).

Getty Images

Michelle Williams

A atriz deixou todo mundo de boca aberta ao interpretar – ou melhor, encarnar – Marilyn Monroe em “Sete Dias Com Marilyn”. Mais recentemente, ela foi indicada também por “Manchester À Beira-Mar”, mas não levou.

Getty Images

Bradley Cooper

Temos certeza de que ele está quase lá e de que o dia dele já está chegando. Indicado quatro vezes, o galã ganhou papéis cada vez maiores ao longo dos últimos anos e já tem no currículo filmes de sucesso como “O Lado Bom Da Vida” (que deu um Oscar a Jennifer Lawrence”), “Trapaça” e “Sniper Americano”.

IMDb

Ed Harris

Veterano em Hollywood, Ed Harris já levou o Globo de Ouro duas vezes, mas nunca um Oscar. O ator fez papeis aclamados em “Uma Mente Brilhante”, “O Show de Truman” e “Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo”.

IMDb

Liam Neeson

O ator irlandês fez um dos personagens mais icônicos do cinema atual em “A Lista de Schindler”, que levou nada menos do que sete Oscar, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor para Steven Spielberg. No ano do filme, 1994, ele acabou perdendo a estatueta para Tom Hanks (“Filadélfia”) – mas merecia muito.

Globo

Fernanda Montenegro

Nós, brasileiros, conhecemos a carreira de Fernanda Montenegro o suficiente para reconhecer que ela não perde em nada para atores de Hollywood, né? Inclusive, foi a única atriz brasileira a concorrer ao Oscar: em 1999, Fernanda foi indicada como Melhor Atriz por “Central do Brasil”. Neste ano, Maryl Streep era uma das favoritas, mas surpreendentemente, quem acabou levando o prêmio foi Gwyneth Paltrow (“Shakespeare Apaixonado”). 

Filmes do Oscar 2018