A década de 1970 foi um divisor de águas para o cinema americano. O lançamento de “blockbusters”, como Tubarão e Star Wars, marcou o início das grandes e lucrativas produções – muitas voltadas para o público adolescente. Anos antes, porém, o cinema americano dos anos 70 viu o surgimento de filmes e diretores históricos, focados em obras autorais, com grandes roteiros e interpretações inesquecíveis. Como estas aqui:
#1 – “A Última Sessão de Cinema” (1971)
O diretor Peter Bogdnanovich conta a história de um grupo de colegiais americanos, sofrendo com a decadência econômica e cultural de uma cidade (ou de um país inteiro?).
#2 – “Sob o Domínio do Medo” (1971)
Sam Peckinpah é o diretor deste tenso filme, no qual o personagem de Dustin Hoffman tem de proteger a si próprio e a mulher das ameaças crescentes de moradores de um vilarejo.
#3 – “Encurralado” (1971)
Antes de se tornar célebre como diretor de “blockbusters”, Steven Spielberg surgiu com este terror psicológico sobre um misterioso caminhão (quem o dirige?) que não para de perseguir um motorista solitário.
#4 – “O Poderoso Chefão” (1972)
O clássico de Francis Ford Copolla dispensa comentários, mas o que muita gente não sabe é que a obra surgiu com muito esforço e independência dos produtores.
#5 – “Serpico” (1973)
Al Pacino brilha como um honesto policial disposto a entregar toda a corrupção da polícia de Nova York neste grande filme de Sidney Lumet.
#6 – “Golpe de Mestre” (1973)
A parceria entre o diretor George Roy Hill e os astros Paul Newman e Robert Redford (“Butch Cassidy) volta a dar certo neste filme clássico sobre jogos e trapaças.
#7 – “Um Dia de Cão” (1975)
Outro clássico da parceria entre Sidney Lumet e Al Pacino, sobre um assalto a banco que vai ganhando proporções cada vez maiores – e fazendo heróis improváveis.
#8 – “A Conversação” (1974)
Francis Ford Coppola antecipa os dilemas do limite entre público e privado, vida íntima e invasão de privacidade neste thriller estrelado por Gene Hackman.
#9 – “Um Estranho no Ninho” (1975)
Filme que firmou de vez o nome de Jack Nicholson entre os grandes do cinema como um rebelde paciente de uma instituição para doentes mentais. Dirigido por Milos Forman.
#10 – Taxi Driver (1976)
Martin Scorsese e Robert De Niro, que dupla… Outro filme que dispensa apresentações. “Are you talking to me?”

