10 filmes com finais que são verdadeiros quebra-cabeças: deixam você 100% confuso

Você já ficou com a sensação de “o que aconteceu aqui?” assim que terminou de ver um filme? Pois tenha certeza de que não foi o único: alguns longas, ao menos logo de cara, parecem não fazer o menor sentido.

Com histórias muito confusas ou reviravoltas absurdas, as 10 produções abaixo precisam daquele olhar atento e até mesmo uma segunda assistida para serem totalmente desvendadas. Confira!

A Origem

Leonardo DiCaprio em
Stephen Vaughan – © 2010 Warner Bros. Entertainment

O pião girando na cena final de “A Origem” certamente deixou muitos pontos de interrogação na cabeça de quem estava assistindo. O longa estrelado por Leonardo DiCaprio mistura o mundo real e o mundo dos sonhos na história de um ladrão especialista em extrair informações do subconsciente alheio.

Donnie Darko

Jake Gyllenhaal em
© 2001 Newmarket Films

“Donnie Darko” é um dos recordistas em número de teorias dos fãs: são diversas as interpretações do que significa a história estrelada por Jake Gyllenhaal — incluindo buracos negros, viagem no tempo e psicose.

Ambientado no fim dos anos 1980, o filme acompanha Donnie que, após receber a visita do coelho Frank, tem uma previsão sobre o fim do mundo e embarca em uma viagem totalmente confusa: de primeira, é difícil entender o que é presente e futuro e o que é alucinação do protagonista.

Cisne Negro

Natalie Portman em
© 2010 – Fox Searchlight Pictures

O filme que deu um Oscar de Melhor Atriz à Natalie Portman causou um misto de aflição e confusão em quem o assistiu. Demorou até o público perceber o que realmente significava Lily, personagem de Mila Kunis.

A bailarina se sentia tão pressionada pelo trabalho, que criou uma espécie de lado B de sua própria personalidade — incorporado por Lily, o Cisne Negro. O final, então, foi ainda mais confuso. Nina (Natalie Portman) acha que matou Lily, mas na verdade se sacrificou pelo prestígio e pela perfeição que buscava.

Ilha do Medo

Leonardo DiCaprio e Michelle Williams em
Divulgação/IMDB

Em “Ilha do Medo”, o público passa um bom tempo acreditando que o personagem de Leonardo DiCaprio é um investigador que acompanha o funcionamento de um hospital psiquiátrico. Só que não: ele era um dos pacientes que estava recebendo tratamento, mas acha que era um detetive.

Ninguém esperava a reviravolta, mas diversos denunciam a verdadeira situação do rapaz e acabam passando despercebidos. Um dos exemplos mais nítidos é o fogo: toda vez que o protagonista está perto das chamas, ele sofre alguma alucinação.

O Homem Duplicado

Jake Gyllenhaal em
Caitlin Cronenberg – © 2014

Adaptado da obra de José Saramago e estrelado por Jake Gyllenhaal, “O Homem Duplicado” rendeu diversas teorias e interpretações para as metáforas. A história do professor que descobre que é idêntico a um ator famoso é contada em uma sequência nebulosa, que parece fora de ordem.

Sr. Ninguém

Jared Leto em
© 2013 – Magnolia Pictures

Em “Sr. Ninguém”, o protagonista de Jared Leto lida com as consequências de cada uma de suas escolhas vendo na vida, em uma espécie de “Efeito Borboleta”. O problema é que, em vez de voltar no tempo, cada decisão leva a uma linha diferente.

Mãe!

Jennifer Lawrence em
Divulgação/IMDB

Cheio de momentos tensos que, aparentemente, não têm muita explicação, “Mãe!” é um prato cheio para quem gosta de metáforas e interpretações escondidas.

Interpretado como uma narrativa sobre a criação do mundo, há vários elementos históricos, como personagens e passagens da bíblia (Deus, Adão, Eva, Caim e Abel, o apocalipse). Além disso, também há a interpretação sobre o nascimento e destruição do planeta Terra — a “Mãe” — pelo homem.

Interestelar

Anne Hathaway e Matthew McConaughey em
Melinda Sue Gordon – © 2014 Warner Bros. Entertainment and Paramount Pictures

“Interestelar” mistura viagens no tempo e conceitos científicos de passagem do tempo — como a teoria da relatividade e os buracos de minhoca. Por isso, fica mais difícil acompanhar, de primeira, o ritmo dos anos na história.

No Topo do Poder

Elisabeth Moss e Tom Hiddleston em
Aidan Monaghan

Ambientado nos anos 70, na cidade de Londres, “No Topo do Poder” oferece uma visão distópica ambientada em um prédio residencial que oferece aos seus moradores as mais variadas comodidades como shopping, escola, supermercado e muito mais.

A presença de tantas possibilidades em um só local faz com que os seus moradores se distanciem do mundo externo. E o caos se instaura no local quando tem início uma rivalidade entre os moradores da cobertura, os mais ricos e luxuosos, e os que vivem nos andares abaixo, despertando assim atitudes violentas entre eles. Por isso, seu final deixa algumas possibilidades em aberto.

“No Topo do Poder” está disponível online e gratuitamente na nossa plataforma de streaming, o VIX Filmes e TV. Para assistir, é só clicar aqui.

O VIX Filmes e TV está disponível via web, em aplicativos para celular (via App Store e Google Play), e em aparelhos de TV conectada (como Roku, ChromeCast, Apple TV e Amazon Fire Stick).

Não é necessário nenhum cadastro ou assinatura para baixar. Para abrir a plataforma na web, basta acessar www.vixbrasiltv.com/tv em qualquer lugar do mundo.

Estranha Obsessão

Ethan Hawke em
© 2012 – ATO Pictures

Em “Estranha Obsessão”, o escritor americano Tom (Ethan Hawke) se muda para Paris para se aproximar da filha. Ele arranja um emprego como segurança noturno de um hostel, onde conhece Margit (Kristin Scott Thomas), uma viúva misteriosa. Mas sua vida se complica quando ele começa a sair com Ania (Joanna Kulig), que trabalha no bar do local. Ao final do filme, é um pouco complicado de entender o que acontece com o protagonista.

“Estranha Obsessão” também está disponível online e gratuitamente na nossa plataforma de streaming, o VIX Filmes e TV. Para assistir, é só clicar aqui.

Mais sobre filmes