Só se fala em Adriana Lima: a baiana será a segunda figura brasileira a figurar no Museu de Cera Madame Tussauds de Nova York (Pelé é o único brasileiro até então a ter sua escultura de cera na famosa atração turística). Adriana sempre chamou a atenção pela beleza estonteante, que parece não se alterar com o tempo. Ela tem 34 anos e dois filhos e mantem o mesmo corpo escultural de quando, aos 18 anos, passou a fazer parte do seleto time de Angels da Victoria’s Secret. Como ela consegue?
Leia também:
3 abdominais ensinados por Karina Bacchi para conseguir barriga como a dela
Filha mais nova de Zezé e Zilu emagrece comendo doce e ensina sobremesa
Chá faz atriz ter bumbum empinado e cintura fina
Corpo de Adriana Lima: segredos da dieta e de exercícios
É importante mencionar que Adriana tem o acompanhamento constante de nutricionistas, médicos e personal trainers. O que dá certo para ela pode não dar para todos e, por isso, é desaconselhável seguir qualquer dieta ou plano de exercícios sem a orientação prévia de profissionais da área de saúde.
Só shakes e proteínas antes de desfilar
A preparação antes dos desfiles não é fácil. Nove dias antes, Adriana não come nada sólido, apenas ingere shakes de proteína – nutriente importante para manter a massa magra. Nas 12 horas que antecedem o “show”, a modelo não bebe absolutamente nenhum líquido. Ao jornal britânico Telegraph, ela explicou que, dessa maneira, consegue secar e desinchar ainda mais. “Dá para perder até uns três quilos só com isso”, crê. Lembrando: a água é vital para o corpo humano, e é recomendável hidratar-se sempre. Nunca faça nenhuma “dieta da moda” sem antes se consultar com um médico.
Vegetais feitos no vapor
Depois de ter a primeira filha, em 2009, Adriana teve menos de um ano para se recuperar e entrar na passarela como Angel da Victoria’s Secret. Um dos truques usados pela baiana foi banir de vez a fritura. “Meu cardápio inclui vegetais verdes – tudo grelhado ou feito no vapor”, contou, na época, ao site da revista norte-americana NYMag. As frituras são extremamente gordurosas e, além de engordarem, contribuem para a pressão alta, inflamam as células do corpo e aumentam as chances de câncer, entre outros malefícios. Cozinhar os vegetais no vapor é fácil e a melhor forma de manter os nutrientes desses alimentos e, dessa forma, aproveitar tudo de bom que eles têm a oferecer.
Verduras até no café da manhã
Segundo contou ao Daily Mail, Adriana presta muita atenção no que come principalmente nas três semanas que antecedem seus trabalhos. Ela aposta em claras de ovos mexidas com brócolis, espinafre e aveia no café da manhã. As claras garantem que a refeição tenha proteína, fundamental para manter os músculos; além disso, elas estimulam a produção de colágeno, contribuindo para deixar a pele mais firme. A aveia é rica em fibras, ajuda a garantir a saciedade e melhora o funcionamento do intestino, auxiliando a combater o inchaço. O brócolis é rico em ácido fólico, substância que controla a anemia e reduz os riscos de Alzheimer. O vegetal tem também antioxidantes, que agem contra o envelhecimento precoce. O espinafre, por fim, ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue, e as altas quantidades de ferro e de cálcio mantem os ossos fortes.
No jantar, só salada
Somente vegetais e folhas entram no cardápio da parte da noite de Adriana. Tudo cru e sem temperos.
Lanchinhos: cenouras e aipo
Adriana não fica muito tempo sem comer, mas nunca exagera nas porções entre as refeições. Em entrevista ao Daily Mail, ela também contou o que “belisca” caso a fome aperte. “Como cenouras, aipo, blueberries e amoras”.
Chocolate e mel para ter energia
Caso esteja se sentindo muito fraca ou sem energia, a modelo come um tablete de chocolate (sim!) ou uma colher de mel, de acordo com que disse ao site Healthy Celeb. O mel ajuda a combater o estresse, e o chocolate aumenta a produção de serotonina, gerando sensação de bem-estar. Além disso, ambos são ricos em glicose, que ajuda a dar um “boom” de energia no corpo. O truque é não exagerar e não tornar isso um hábito.
Treinos duas vezes por dia, sete dias por semana
À Shape dos Estados Unidos, o personal trainer de Adriana Michael Olajide, Jr. explicou que, após o nascimento da segunda filha da modelo, ela tinha só cinco semanas para entrar em forma e encarar as passarelas novamente. Então, a baiana começou uma rotina “insana” de treinamentos: chegava às 9h na academia e saía de lá por volta do meio-dia. Às 18h, ela voltava e fazia mais duas ou três horas de exercícios, que misturavam boxe e fortalecimento muscular usando o peso do próprio corpo.
Exercício preferido: boxe
Segundo falou ao Daily Mail, o boxe é mesmo a paixão de Adriana. “Eu pratico duas vezes por semana. É ótimo para meu corpo, maravilhoso para a minha mente. E é um desafio, o que eu amo”. O boxe emagrece, chegando a queimar 1000 calorias em uma aula, porque, para executar os golpes, o corpo inteiro é solicitado. Além disso, exercícios como agachamento e abdominais fazem parte das sessões.
Pular corda: sempre, em qualquer lugar
Na mesma entrevista, a modelo contou que leva sua corda sempre na bolsa – para ela, é vantajoso porque algumas vezes não há uma academia disponível. Então, a opção para não ficar parada é usar o instrumento e se mexer. Pular corda ajuda a tornear as pernas e é um intenso exercício aeróbico: mantem os batimentos cardíacos acelerados, na zona de queima de gordura. Por isso, a atividade é uma arma potente contra as gordurinhas.