Nada mais simbólico que aquela tela preta com códigos de inspiração oriental em combinações printadas de verde trilhadas como a interface de um computador numa chuva digital. Tudo isso para mostrar aqueles que podem ler a metáfora, o que está acontecendo no The Matrix, uma realidade virtual.
Revelada origem do código de “Matrix”
Todo mundo reconhece de longe a combinação dos símbolos verdes que caem como cascata sobre uma tela de fundo escuro. As sequências parecem revelar segredos de uma realidade virtual complexa e cheia de nuances em perspectiva registradas por códigos inspirados nos ideogramas orientais.
Porém, se você já se perguntou o que o texto verde em “Matrix” realmente significa, prepare-se para uma resposta que é quase tão anticlimax como o terceiro filme da trilogia de ficção científica de Wachowskis: sushi. Isso, de acordo com o designer da produção, que foi quem projetou a “chuva digital”.
Em uma entrevista para o site Cnet, Simon Whiteley, criador do código “Matrix”, atribui o design à sua esposa, que é do Japão. “Eu gosto de dizer a todos que o código da Matrix é feito com receitas japonesas de sushi”, diz Whiteley.
Ele escaneou os personagens dos livros de culinária japoneses de sua esposa e conta que, sem esse código, não haveria “Matrix”.
Mais sobre “Matrix”
- Keanu Reeves até toparia fazer um novo “Matrix” com uma condição
- “Matrix” pode ganhar remake com outro ator: O que se sabe sobre?
- História de vida de Keanu Reeves é inspiradora: 9 fatos curiosos