Antes mesmo de Pokémon Go ser lançado no Brasil, muitos jogadores mais ansiosos deram um jeitinho de baixar o jogo usando outros recursos – depois que o jogo saiu, então, não demorou muito para os mais espertinhos tentarem burlar o sistema para se dar bem.
No entanto, a Niantic, desenvolvedora do jogo, já avisou que está de olho e que vai banir permanentemente os usuários que tentarem trapacear. “Nosso objetivo é oferecer uma experiência divertida para todo mundo. Vamos continuar trabalhando para melhorar a jogabilidade, incluindo a otimização do nosso sistema ‘antirroubo’”, afirma a empresa.
Quem poderá ser banido do jogo?
Para isso, a desenvolvedora selecionou os principais critérios para o que é considerado trapaça. A Niantic promete punir usuários que tentarem:
- Falsificar a localização: alguns programas e brechas no sistema do GPS permitem alterar a localização do aparelho, o que facilita a captura dos bichinhos que estão longe. A empresa, no entanto, consegue identificar o uso desses softwares.
- Usar emuladores: programas que simulam o aplicativo também são passíveis de banimento do jogo.
- Usar programas não-oficiais ou modificados para acessar o jogo: quem utilizou outro sistema para baixar o jogo no Brasil antes do lançamento oficial – e continua usando –, é melhor deixá-lo de lado.
- Acessar informações de outros usuários: o acesso aos dados de outros jogadores por meio de softwares de terceiros e de forma não autorizada também é motivo para banimento.
Minha conta foi banida: e agora?
Se sua conta no jogo foi banida e você não entendeu o porquê, é possível preencher um formulário no site da Niantic para rever a penalização e reativar seus dados.
Quer jogar?: Ensinamos passo a passo como jogar Pokémon Go