Paula Fernandes revela doença que teve na adolescência e os 4 passos para a cura

por | jun 30, 2016 | Entretenimento

https://www.instagram.com/p/BF2knP-pq7X/

A cantora Paula Fernandes, em entrevista ao Programa da Sabrina, da Record, falou sobre o período em que teve depressão e contou como conseguiu superar o problema. “Eu tinha 18 anos. Foi quando minha mãe se separou do meu pai. E costumo dizer que dei uma pirada, por diversos motivos. Mas não culpo ninguém. Foi um período difícil, que me preparou para ser o que sou hoje”, disse.

https://www.instagram.com/p/BF1vS76Jq4d/

O que é a depressão?

O médico Dráuzio Varella explica em seu site que a depressão é uma doença psiquátrica crônica que altera o humor e leva a uma tristeza profunda e que não dá trégua, mesmo sem uma causa aparente. Mais de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. “É uma doença como qualquer outra, não é sinal de loucura nem de preguiça ou irresponsabilidade”, afirma.

Principais sintomas

Identificar os sintomas da depressão é importante para buscar o tratamento correto. Eles podem variar para cada tipo, mas, entre os mais comuns são falta de vontade de realizar atividades cotidianas, alteração do apetite e do sono, baixa autoestima, dificuldade de concentração, ansiedade com movimentos repetitivos, sentimento de culpa e inutilidade e até dores físicas, como lombares e articulares.

Tratamento

Veja os quatro passos destacados por Paula Fernandes para conseguir curar a depressão:

https://www.instagram.com/p/BF16-jSpq0d/

Medicação

O uso de antidepressivos é a indicação médica para tirar a pessoa da crise. Segundo o Dr. Dráuzio, os efeitos começam a aparecer entre duas e quatro semanas e pode haver também alguns efeitos colaterais. Ainda assim, é necessário manter a medicação para evitar recaídas. O tempo de uso dos remédios deve ser avaliado em cada caso e há muitos medicamentos que não causam dependência.

Acompanhamento psicológico

A terapia costuma apresentar resultados satisfatórios no tratamento da depressão. Os casos mais leves, segundo o Dr. Dráuzio, respondem bem à psicoterapia sem precisar de medicação. Já os mais graves precisam aliar as duas coisas.

Amor da família

Os familiares e amigos mais próximos precisam estar cientes do problema, bem como de suas características, sintomas e riscos, além de ser um ponto de apoio e referência, cuidando para que o paciente tenha uma boa alimentação, higiene pessoal e interação com outras pessoas. “Trancafiar-se em um quarto às escuras sem fazer nada nem falar com ninguém está longe de ser um bom caminho para superar a crise depressiva“, diz o médico.

Tomada de consciência

Aceitar que tem a doença e entender suas causas e possibilidades de tratamento também é um passo fundamental no processo de cura. Na entrevista, a cantora sertaneja explicou que, nesse período, começou a ter acesso não só às informações sobre o que é a depressão, mas também sobre as formas de tratar e curar. Segundo ela, é importante a pessoa tomar consciência de que o problema existe, é real, e encarar com firmeza. “Depois que supera é que você vê o quão forte você é. Foi a pior e a melhor coisa que já aconteceu na minha vida”, finalizou.