Os 6 bateristas de rock mais versáteis da história

A bateria é o principal componente de uma banda. Ela dita o ritmo no qual os outros instrumentos se encaixam, sendo assim o ‘coração’ de uma música.

Alguns bateristas são – ou eram – tão talentosos que ganharam mais destaque que outros integrantes da banda. Muitas vezes, além dos solos de bateria memoráveis, eles tocavam outros instrumentos ou apenas conquistavam o público com seu carisma. Veja a seguir os 6 bateristas mais versáteis do rock:

Confira também:

5 vídeos de bateria com versões sensacionais de clássicos

Veja vídeos de 7 garotas brilhantes na bateria

#6 Lars Ulrich – Metallica

O baterista do Metallica ganha destaque por saber executar músicas de diferentes ritmos e compassos, acompanhando de simples baladas aos metais pesados da banda. Ele também é compositor.

#5 Dave Grohl – Nirvana

Antes de assumir a liderança do Foo Fighters, Dave Grohl tocava bateria no Nirvana, banda de grunge dos anos 90. Há quem diga que ele não deveria ter largado o instrumento. Grohl também foi baterista do Them Crooked Vultures e do Queens of the Stone Age, e ainda toca algumas músicas na bateria em shows de sua banda atual.

#4 Ginger Baker – Cream

Baker é conhecido pelas influências de jazz e da música africana em seu estilo. Considerado o criador dos solos de bateria, ele virou uma fonte de inspiração para músicos do mundo todo.

#3 Neil Peart – Rush

Peart protagoniza grandes solos em shows da banda, e é conhecido por sua habilidade técnica e intensidade com a qual toca o instrumento. Também compositor, ele começou a carreira com raízes no rock clássico, mas também se inspirou no jazz em sua formação.

#2 Keith Moon – The Who

O baterista é uma figura emblemática da história do rock. Seu comportamento destrutivo e a agressividade com que tocava se tornaram referência para bandas posteriores, de diversas vertentes do rock.

#1 John Bonham – Led Zeppelin

Embora jovem, Bonham ficou marcado como um dos melhores bateristas que já existiu, senão o melhor. Seu estilo único era perfeito para o Led Zeppelin, com a agilidade e técnica que faziam as músicas ressoarem na alma de quem as ouvia.