Orquestra Pokémon? 5 coisas que você precisa saber antes de ouvir

Antes de chegar a ter sucesso na TV, “Pokémon” já era uma franquia bem-sucedida de games. Com a série “Pokémon Blue” e “Pokémon Red”, muitos garotos dispenderam horas em seus Game Boys, treinando os bichinhos para se tornar um ‘mestre’ Pokémon.

Leia também: 7 teorias muito estranhas sobre Pokémon

Já se vão quase 20 anos desde que Satoshi Tajiri criou a série. Para marcar a longevidade, a Companhia Internacional Pokémon se juntou a algumas instituições de prestígio para montar a orquestra Pokémon Symphonic Evolutions, em 2014. Talvez nem eles imaginassem que o projeto teria sucesso: após turnês nos Estados Unidos e outros países, eles miram a Europa.

Veja 5 coisas que você precisa saber sobre esta orquestra:

#1 Agradecimento aos fãs
Concebido como um projeto de comemoração de 20 anos de “Pokémon”, o projeto foi estimulado pelo diretor de Marketing de Consumo da Companhia Internacional Pokémon, J.C. Smith. “A série de concertos serve como agradecimento e um convite para compartilhar nossa paixão por Pokémon”, disse.

#2 Orquestra de sucesso
Produzido pela Princeton Entertainment em parceria com a Live Nation, o projeto começou com uma turnê nos Estados Unidos. Por conta do sucesso, expandiu-se para Canadá, México e Austrália. No ano que vem, devem chegar à Europa, com shows em Londres já agendados.

Leia também: Capas de discos são reimaginadas com Pokémons
#3 Lotou Madison Square Garden
Alguns podem achar meio piegas, mas a Pokémon Symphonic Evolutions já lotou casas de shows importantes nos Estados Unidos, como Madison Square Garden (Nova York) e The Greek Theatre, nos EUA. “A peça é um medley do treinador Pokémon no campo de batalha, mudando drasticamente de um tema para outro”, disse a resenha do “Videogame Online”.

https://www.youtube.com/watch?v=XwQI2jBXfgs

#4 Temas baseados em 10 games
Os temas da orquestra são baseados em 10 jogos da franquia (lembrando que games como “Red” e “Blue”, “Ruby” e “Sapphire”, e assim por diante, são complementares, ou seja, o mesmo jogo). Eis a lista:        
– “Pokémon Red” e “Pokémon Blue”
– “Pokémon Yellow”
– “Pokémon Gold” e “Pokémon Silver”
– “Pokémon Crystal”
– “Pokémon Ruby” e “Pokémon Sapphire”
– “Pokémon Emerald”
– “Pokémon Diamond” e “Pokémon Pearl”
– “Pokémon Platinum”
– “Pokémon Black” e “Pokémon White”
– “Pokémon X” e “Pokémon Y”

Leia também: “Pokémon Go”: conheça o jogo da Nintendo para a vida real

#5 Música clássica no universo infantil
A verdadeira intenção da orquestra é aproximar crianças e adolescentes, fãs da saga, à música clássica. Além dos instrumentistas, o palco é composto por um cenário elaborado e um telão, que rememora os momentos dos jogos. Normal que alguns adultos também saiam satisfeitos dos concertos.

https://www.youtube.com/watch?v=qx2LEjSzEk0