
Acompanhadas por milhares de brasileiros, as novelas são responsáveis por debaterem temas, exporem dramas da vida real e, claro, lançarem modas. São vários os exemplos que tendências que ganharam força e foram popularizadas pela teledramaturgia. Relembre algumas novelas que deixaram sua marca na moda brasileira:

“Dancin’ Days”
Escrita por Gilberto Braga, a novela de 1978 explorou o universo das discotecas e popularizou o uso de roupas de cetim, sandálias de salto alto e, claro, as meias de lurex.

“Baila Comigo”
A novela de Manoel Carlos foi ao ar em 1981 e levou para as ruas as roupas de ginástica.

“Roque Santeiro”
Marca da viúva Porcina, interpretada pela atriz Regina Duarte, as faixas de tecido no cabelo viraram febre em 1985, época em que a novela foi ao ar.

“Vale Tudo”
O corte de cabelo da personagem Solange, interpretada por Lídia Brondi, fez a cabeça das mulheres em 1988. A franjinha reta foi copiada à exaustão na época.

“Rainha da Sucata”
Nem mesmo o visual exagerado da personagem Maria do Carmo ( Regina Duarte) escapou do gosto popular. Os grandes laços usados pela heroína também acabaram nas ruas.

“Explode Coração”
Ao explorar a cultura cigana, a novela de Gloria Perez lançou moda ao apresentar uma grande variedade de saias rodadas e blusas com babados.

“O Clone”
Além da maquiagem forte nos olhos, a novela de 2001 ganhou espaço nas barracas de camelôs que comercializavam o anel-pulseira utilizado por Jade ( Giovanna Antonelli).