Inspiração e fama eterna: o rei da pop art Andy Warhol e a sua influência

Andrew Warhola, vulgo Andy Warhol, nasceu em 1928 e morreu em 1987, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. O artista plástico e cineasta influencia até hoje o que chama de cultura pop.

Seu estúdio de arte, The Factory, foi o ponto de encontro de diversos artistas e músicos como Truman Capotte, Salvador Dalí, Lou Reed, Bob Dylan, Jim Morrison, Patti Smith, John Lennon, Aretha Franklin e outros.

Veja também:

15 músicas para conhecer Lou Reed

O primeiro álbum da banda The Velver Underground, de mesmo nome, que influenciou bandas como Ramones e Nirvana, foi patrocinado por ele. Sem contar que ele já fez o projeto gráfico de mais de 100 capas de discos de diversos músicos, com os Beatles e os Rolling Stones.

Leia também:

15 capas que marcaram a história dos discos

Ele também influenciou fortemente David Bowie, Mick Jagger e Iggy Pop. Não é a toa que Bowie gravou uma música com o nome “Andy Warhol”, o prefácio da autobiografia de Iggy Pop foi escrita pelo artista, por exemplo.

Confira também:

7 coisas que provavelmente não existiriam sem David Bowie

Até o jeito extravagante, sem limites e nada recatado de cantoras como Madonna e Lady Gaga, que já admitiram a inspiração no artista tanto para a produção de suas músicas quanto de seus clipes, era um dos conselhos que Warhol dava para Yoko Ono, a viúva de John Lennon.