Um dos segredos da atriz Guilhermina Guinle para manter a pele firme mesmo depois dos 40 é a ginástica facial. Em entrevista ao EGO, ela assume que já recorreu ao botox em sua vida, mas que aboliu o procedimento há algum tempo. Para combater as rugas, o segredo da famosa é o fortalecimento dos músculos da face.
Leia também:
Ginástica facial ajuda a manter tonicidade dos músculos
Emagrecer o rosto: três exercícios e dicas
Aparelho bucal rejuvenesce o rosto em até 20 anos
“Não dá mais para fazer botox. Sou a favor de deixarmos marcas de expressão naturalmente. O máximo que faço é aplicar laser duas vezes por ano. Mas a dica real para o viço da minha pele é a ginástica facial. Aprendi com a especialista Roseli Siqueira, de São Paulo”, explica.
Ginástica facial passo a passo
Guilhermina passou três dos exercícios que faz para ajudar a levantar as bochechas.
- Sorria largamente, mas não mostre os dentes. Você tem que sentir os lábios realmente esticando. Mantenha a posição por dez segundos e volte à inicial lentamente. Repita cinco vezes.
- Uma as mãos ao redor do queixo, formando com elas um V. Empurre, lenta e delicadamente, o canto da boca em direção às têmporas. Esse exercício deve ser repetido 10 vezes.
- Imagine que está enchendo uma bexiga e infle as bochechas, segurando o ar lá dentro por sete segundos. Solte o ar lentamente, fazendo um “biquinho”. Repita cinco vezes.
Ginástica facial funciona?
De acordo com a dermatologista Ana Carolina Rocha, a ginástica facial realmente ajuda a desacelerar o envelhecimento e pode tirar aquela expressão cansada do rosto – mas, para isso, os exercícios devem ser feitos diária ou frequentemente, dependendo do aspecto da pele da pessoa. “A posição da cabeça deve ficar sempre reta, natural e relaxada, com os olhos abertos”, conta.
A opinião da dermatologista é reforçada pela educadora física Maria Lúcia Rezende, que diz que não basta cuidar da pele do rosto e deixar os músculos de lado. “São eles que sustentam a pele. A cútis pode até parecer mais jovem, mas os músculos precisam estar no lugar”, explica.