Coadjuvantes uma ova! Confira 12 grandes baixistas do rock

por | jul 26, 2016 | Entretenimento

O baixista e o baterista formam a cozinha das bandas. Sem ela, nada funciona. Você pode escalar o Jimmy Hendrix na guitarra e o Freddie Mercury, mas sem uma boa sessão “lá atrás”, a coisa não anda. Os baixistas, no entanto, são ainda mais “esquecidos” do que os bateristas, uma vez que usualmente são mais discretos, menos glamorosos. Talvez porque saibam que são fundamentais. Confira 12 nomes que contribuíram para alterar (para melhor) a história do rock:

#12 – John Entwistle

Cheio de recursos técnicos, o responsável pelo baixo no The Who foi um dos primeiros a mostrar, lá nos anos 60, que não apenas o jazz produzia instrumentistas virtuosos.

#11 – John Paul Jones

Para muitos o maior baixista do rock, o homem mais discreto do Led Zeppelin é um instrumentista de mão cheia.

#10 – Geddy Lee

Se sua banda, o Rush não tem exatamente fãs, e sim seguidores fanáticos, Geddy Lee é uma espécie de líder espiritual. Sua técnica com as quatro (ou mais) cordas do baixo inspira gerações de novos instrumentistas.

#9 – Peter Hook

O Joy Division e posteriormente o New Order viveram uma situação curiosa: o baixo roubava a cena lá na frente, como uma guitarra. E o guitarrista Bernard Sumner é quem fazia o “apenas” o ritmo. Méritos de Peter Hook e seu estilo único.

#8 – Jaco Pastorius

Nove entre dez baixistas consideram Jaco Pastorius o melhor de todos os tempos. Ele foi figura fundamental na fusão entre jazz e rock, e lidava com o instrumento como poucos. Morreu precocemente, aos 35 anos, deixando um vazio difícil de ser preenchido.

#7 – Jack Bruce

Se o Cream era considerado um “supergrupo” ou “power trio”, muito se deve ao talento e estilo virtuoso de Bruce no baixo. Ao lado de Eric Clapton e do baterista Ginger Baker, ele mostrou que rock não é coisa para amadores.

#6 – Cliff Burton

O primeiro baixista do Metallica, morto em 1986, deixou como herança um jeito único de tocar, levando uma legião de garotos a tentar imitá-lo.

#5 – Phil Lynott

Vocalista, compositor, líder e grande baixista do Thin Lizzy, o irlandês Lynott morreu em 1986 sem ter consciência da sua real importância para o hard rock.

#4 – Flea

Instrumentista de estilo único, cheio de “groove” e saídas inovadoras, Flea é o motorzinho que mantém o Red Hot Chili Peppers rodando.

#3 – Kim Deal

Tem presença feminina, sim senhores. Kim Deal ajudou a transformar os Pixies numa das bandas mais importantes de todos os tempos.

#2 – Chris Squire

O responsável pelo poderoso baixo do Yes foi um dos papas do rock progressivo, tocando com estilo virtuoso e melódico.

#1 – Paul McCartney

Sir Paul McCartney é daqueles talentos únicos, capazes de tocar bem qualquer instrumento que puserem na sua frente. Mas com o baixo Paul sempre teve uma relação especial, criando linhas revolucionárias e que inspirariam gerações. Sua imagem com o baixo Hoffner, que mais parece um violino, é uma das mais poderosas do rock.