“O quinto beatle”. Este termo é comumente empregado a pessoas que estiveram bem próximas do quarteto de Liverpool, participando ativamente da construção da maior banda da história. Há controvérsias sobre quem mais merece tal honraria, mas não restam dúvidas de que os Beatles não seriam os mesmos sem os dez nomes a seguir:
#10 – George Martin
Talvez o maior merecedor da alcunha de “o quinto beatle”. O veterano produtor emprestou todo seu talento e intuição na gravação de quase todos os álbuns dos “Fab Four” (a única exceção foi “Let it Be”), além de ter mantido a mente sempre aberta para aceitar as experimentações do quarteto.
#9 – Brian Epstein
Outro forte candidato ao prêmio de legítimo “quinto beatle”, o empresário descobriu os rapazes em Liverpool e os transformou em uma febre (primeiro na Inglaterra, depois na Europa e, finalmente, nos Estados Unidos). Sua morte precoce, em 1967, é apontada como o primeiro passo rumo ao fim da banda, poucos anos depois.
#8 – Neil Aspinall
Amigo de longa data, motorista da van, “roadie” e, finalmente, alto executivo da Apple (a empresa e selo musical criado pelos Beatles). Aspinall era confidente dos integrantes da banda e sua morte, em 2008, provocada pelo câncer, silenciou muitos segredos sobre o grupo.
#7 – Mal Evans
Grandalhão e ameaçador, mas ao mesmo tempo gentil e confiável. Assim era descrito Mal Evans, “roadie”, motorista e segurança dos Beatles. Ele era tão chegado aos rapazes que seguiu trabalhando com o grupo mesmo após o fim das turnês. Morreu em 1976, baleado pela polícia em Los Angeles.
#6 – Geoff Emerick
Emerick foi o braço direito de George Martin no estúdio da Abbey Road. Trabalhou como engenheiro de som em alguns dos principais álbuns da banda.
#5 – Derek Taylor
Derek Taylor era o assessor de imprensa dos Beatles no auge da “beatlemania”. Era muito próximo de George Harrisson, que o considerava o legítimo “quinto beatle”.
#4 – Klaus Voormann
Artista plástico e baixista alemão, Klaus Voormann testemunhou o cotidiano da banda desde os tempos de Hamburgo. De quebra, fez a capa do clássico álbum “Revolver”.
#3 – Astrid Kirchherr
Também acompanhou a “fase Hamburgo” dos Beatles. Fotógrafa e intelectual, sugeriu ainda que os rapazes trocassem os topetes pelos cabelos mais compridos e bagunçados, uma marca característica dos Beatles.
#2 – Stuart Sutcliffe
Amigo de John Lennon, tocou baixo na primeira formação da banda – embora nunca tenha aprendido a lidar direito com o instrumento. Era, na verdade, mais chegado às artes plásticas. Morreu em 1962, vítima de hemorragia no cérebro, quando namorava Astrid Kirchherr.
#1 – Pete Best
Foi o primeiro baterista dos Beatles, substituído por Ringo Starr devido a uma exigência de George Martin, que o considerava fraco para o posto.