O jornal britânico “The Telegraph” criou uma lista com as melhores compositoras e cantoras de todos os tempos – algo que a “Rolling Stone” fez há um tempo, considerando mais a performance que as composições (Aretha Franklin liderou aquela seleção).
Leia também: Veja 5 cantoras que mudaram completamente o look
Veja as 10 maiores cantoras e compositoras de todos os tempos, segundo o “Telegraph”:
#10 Amy Winehouse
Num rol que inclui Barbra Streisand e Lauryn Hill em posições inferiores, surpreende que Amy Winehouse esteja no meio. A talentosa cantora infelizmente morreu aos 27 anos, em 2011, mas encantou uma geração com clássicos como “Back To Black”, “You Know I’m Not Good” e, claro, “Rehab”.
Leia também: Veja Amy Winehouse mostrando a potência de sua voz aos 14 anos
#9 Adele
Outra ‘novata’ na lista. Adele segue quebrando recordes e mostrou que continua com potencial em seu 3º disco, “25”, lançado em novembro de 2015.
Leia também: Adele bate recorde no YouTube; os 5 clipes mais vistos em 24h
#8 Nina Simone
A polêmica cantora conquista cada vez mais os jovens músicos com o passar dos anos. Sua mistura jazzística de pop, gospel e blues rendeu clássicos impagáveis, como “Feeling Good” e “Mississipi Goddam”.
Leia também: Documentário faz 10 revelações sobre Nina Simone
#7 Chrissie Hynde
A cantora arrebentou as estribeiras com o The Pretenders, em 1978, com uma mistura de punk e new-wave bem instigante.
#6 Kirsty Maccoll
Pouco conhecida, a britânica Kirsty Maccoll lançou diversos discos solo nos anos 1980 aclamados pela crítica. Seu álbum mais bem-sucedido foi “Electric Landlady” (1991), que ocupou 17ª posição na Billboard britânica. Ela morreu em um acidente de barco, em 2000, no México.
#5 Carole King
Aclamada pelo disco “Tapestry” (1971), suas canções ficaram mais conhecidas nas vozes de outras cantoras, como é o caso de “ Will You Still Love Me Tomorrow”, com as The Shirelles (e até Amy Winehouse) e “ Take Good Care of My Baby”, interpretada pelos Beatles. Seu disco mais famoso vendeu 25 milhões de cópias.
Leia também: Além de Adele: 5 cantoras que também emocionaram ao piano
#4 Dolly Parton
Considerada a rainha da música country, Dolly Parton já vendeu mais de 100 milhões de cópias de seus discos em mais de meia década de carreira. Foi ela quem escreveu a memorável “ I Will Always Love You”, famosa na voz de Whitney Houston.
Leia também: Morte precoce? Relembre filha cantando com Whitney Houston
#3 Patti Smith
Antes mesmo do punk estourar nos Estados Unidos e no Reino Unido, Patti Smith já subverteu suas prerrogativas intelectuais ao inserir poesia como elemento musical de seu rock sujo em “ Horses” (1975), álbum de estreia. Desde então, ela entregou clássicos impagáveis, como “ Rock’N Roll Nigga”, “ People Have The Power” e “ Dancing Barefoot”.
Leia também: Exalte 10 mulheres roqueiras que nunca pediram permissão aos homens
#2 Kate Bush
Kate Bush é uma das maiores influências pop de todos os tempos, apesar de ter gravado discos maravilhosamente estranhos, como “Hounds of Love” (1985) e “ The Red Shoes” (1993). Em 2015, ela lotou o Hammersmith Apollo, em Londres, em mais de 20 concorridas apresentações. Foi o retorno dela 35 anos após ficar longe dos palcos.
Leia também: 15 discos de 1985 que você TEM que ouvir e reouvir
#1 Joni Mitchell
A canadense revolucionou o folk nos anos 1960 com suas composições inteligentes e sentimentais que marcaram álbuns como “ Blue” (1971) e “Shadows and Light” (1980). “Por seu vocal puro e suas composições filosóficas, que mediam entre a consciência social ao profundamente confessional, Mitchell é vista como uma das grandes vozes de sua geração”, afirmou o “Telegraph”.
Leia também: 11 vezes em que a música mudou o mundo