8 bandas que voltaram às atividades em 2015

O mercado musical é cheio de surpresas. De tempos em tempos, bandas adoradas pelo público e de um sucesso estrondoso podem anunciar uma separação, por diversos motivos. Porém as reuniões depois de um tempo podem ser uma boa estratégia de marketing, com turnês extremamente aguardadas e rentáveis. Veja a seguir as 8 bandas que voltaram ao mercado nos últimos meses.

Guns ‘n’ Roses

A polêmica banda de rock norte-americana, liderada por Axl Rose, finalmente tem data marcada para uma reunião com a formação original. Depois de 23 anos de muitas especulações e brigas, Axl e Slash voltarão a dividir o palco no festival Coachella, em abril de 2016. A formação da banda nunca foi por amizade. Antes mesmo do lançamento do primeiro disco, “Appetite for Destruction”, a harmonia já havia sido quebrada. Embora alguns integrantes tenham abandonado a banda ao longo dos anos, Axl Rose foi o único da formação original a continuar, sempre chamando outros músicos para shows saudosistas. Apesar de tudo, o Guns não era o mesmo, por isso a expectativa para essa reunião é gigante. Outro confirmado para abril é o baixista Duff McKagan, que acompanhou Slash em trabalhos solo. É um show que vai dar o que falar.

Planet Hemp

Embora tenham feito algumas reuniões pelo caminho, a “ex-quadrilha da fumaça” está definitivamente de volta. Vinte anos após o disco de estreia, “Usuário”, o Planet Hemp continua afiado misturando rap, punk e extensas críticas à política brasileira. Embora o tom de revolta continue o mesmo, Marcelo D2 se diz menos ingênuo do que no passado. É de se esperar um tom mais maduro nas letras, porém não menos agressivo, palavra de ordem na obra da banda.

Mötley Crüe

O grupo norte-americano de glam rock vive falando que vai acabar, mas isso nunca passou de um rumor. Porém, eles estão tão determinados a sair da estrada que assinaram um contrato impedindo um retorno futuro. Assim, caso alguém os veja ao vivo daqui para frente, poderá processá-los por propaganda enganosa e calúnia. Loucuras à parte, o último show da banda ocorreu em dezembro de 2015, em Los Angeles, e todos esperam que tenha sido realmente o último. Nunca se sabe.

Blur

Os queridinhos do rock alternativo britânico retornaram ao topo das paradas com o incrível álbum “The Magic Whip”, lançado em abril de 2015. O hiato de 12 anos, embora tenha desacelerado as atividades da banda, não os afastou. Alguns singles gravados no caminho deixaram a criatividade em aberto, para a alegria dos fãs. O álbum começou a ser gravado em Hong Kong, após um cancelamento de uma turnê da banda que ocorreria ali, em 2013. A relação conturbada entre os fundadores Damon Albarn e Graham Coxon, que ficaram alguns anos sem se falar, se renovou e trouxe um tom de melancolia ao álbum. Porém, o Blur não abandonou sua fase jovem e enérgica, apenas amadureceu. E o disco não tem um tom de despedida, pode significar um novo capítulo na história do grupo.

Legião Urbana

A incrível e marcante banda de rock brasileira, fundada em Brasília, teve seu fim em 1996, com a morte do vocalista e compositor Renato Russo. Suas músicas foram o grito de toda uma geração, cheia de garra e sede pela liberdade jovem. Letras criticando a política, falando do amor ou cheias de melancolia, especialmente na última fase da vida de Renato, elevaram o trabalho da banda ao pedestal de um verdadeiro ícone nacional. Nos últimos anos, muito se falava a respeito de uma reunião. Em 2012, a MTV promoveu um show de tributo incrível, com Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e a presença do ator Wagner Moura nos vocais. Agora, em 2015, os integrantes remanescentes fizeram uma turnê de reunião, em comemoração aos 30 anos do primeiro disco. O ator André Frateschi assumiu os vocais, mas também funcionou como uma espécie de mestre de cerimônias, chamando outros músicos para cantar.

LCD Soundsystem

Mais uma banda marcada para voltar no Coachella 2016. O vocalista James Murphy também anunciou um disco novo, a ser lançado ainda este ano. O grupo de rock norte-americano lançou três álbuns, entre 2005 e 2010, e no ano seguinte fez um show de despedida no Madison Square Garden, em Nova York. O próximo disco é quase um compromisso com os fãs, assumindo que não é um simples retorno comercial. Eles estão de volta, e não pretendem decepcionar.

Faith No More

Em 2015, a banda de rock alternativo de grande sucesso dos anos 80 e 90 voltou a lançar um disco, o “Sol Invictus”, após um hiato de 18 anos sem canções inéditas. O último álbum da banda foi de 1997, o Album of the Year, e eles só se deram conta de que deviam continuar ao se encontrar no casamento do tecladista Roddy Bottum, em meados de 2008. Foi o início do retorno. No ano seguinte, rolou uma turnê de reunião, e depois só o novo álbum que foi notícia. Certamente, o Faith No More tem uma ligação especial e um carinho com o público, que pode ser constatado no último Rock In Rio. Eles não abandonaram seus traços clássicos, o que gerou muitas críticas negativas em cima do novo álbum. Porém, é de saudosismo e tradição que pode se perpetuar um ídolo, e esse é o caminho do Faith No More.

A-ha

A banda pop norueguesa A-ha, sucesso dos anos 80, também retornou de vez em 2015. Após a turnê “Ending on a High Note”, cinco anos atrás, eles decidiram desfazer a banda, mas já mudaram de ideia. Com o anúncio do novo álbum “Cast in Steel” e a vontade de uma turnê pela Europa em 2016, o trio marcou a volta aos palcos no Rock In Rio, em uma apresentação carregada de nostalgia e hits, tanto para o público quanto para a banda, que retornou ao festival após 1991, um recorde de audiência.