O universo musical é machista: a maioria dos instrumentistas considerados bons são homens. Quando mulheres estão atrás de guitarras, pianos, etc, precisam de mais esforço para se destacar – quando não são demovidas a abandonar de vez a carreira como instrumentista.
Leia também: Heresia ou inovação? Ouça covers de rock em instrumentos pouco usuais
As últimas décadas, porém, deram maior abertura à entrada e permanência de mulheres como integrantes de bandas masculinas virtuoses – ou mesmo de projetos solo, com elas no comando.
Apenas como introdução ao complexo universo musical feminino, conheça 6 grandes músicas que dominam muito bem seus instrumentos: Orianthi Panagaris (guitarra)
Aos 30 anos, a bela guitarrista australiana já tocou com nomes como Prince, ZZ Top, Alice Cooper, Santana e, inclusive, estava escalada para participar da turnê “This Is It”, que Michael Jackson estava preparando antes de morrer. Ela também chegou a lançar dois discos solo – o último é “Believe”, de 2009. Cindy Blackman (bateria)
https://www.youtube.com/watch?v=Xsfg9SRgwEw
Muito inspirada no baterista Tony Williams, um dos grandes nomes do jazz nos anos 1960 e 70 com o grupo Lifetime, Cindy Blackman tocou com Santana, Lenny Kravitz e registrou trabalhos solo inspirado em seu ídolo. Ayumi Tanaka (piano)
Inspirada no jazz escandinavo – principalmente em Peter Brötzmann – a japonesa Ayumi Tanaka representa bem o seu país no quesito virtuosismo. Tem 29 anos e toca regularmente com músicos noruegueses. Barbara Dennerlein (órgão)
Uma das muitas instrumentistas inspiradas em Jimmy Smith – o grande gênio do órgão – a alemã Barbara Dennerlein lança discos há 30 anos. Nesse tempo, tornou-se “a mais interessante organista” de seu tempo. Carol Kaye (baixo)
Uma das baixistas mais ouvidas de toda a história, Carol Kaye foi uma prolífica instrumentista de estúdio que participou de discos icônicos da música pop: de Beach Boys a Simon & Garfunkel, Carol chegou a trabalhar em temas para Steven Spielberg, mas teve que dar uma longa pausa nos anos 1970, por conta da artrite. O vídeo acima, porém, mostra que a instrumentista, hoje com 80 anos, ainda tem domínio – tanto que ela ensina a Gene Simmons, do Kiss, a tirar algumas notas.