Vistos hoje, com as mudanças de pensamentos e olhar e compreensão mais apurados, programas dos anos 80 e 90 voltados para crianças podem parecer absurdos e bastante inapropriados. Na época, durante nossa infância, nem percebíamos os diversos momentos em que as atrações foram, no mínimo, muito inadequadas. Confira exemplos:
1. No programa “Xuxa Hits”, o grupo Gillette chegou dos EUA para apresentar uma música que fazia grande sucesso na época: “Short Dick Man”. O problema é que tanto o título quanto os versos da canção eram pouco apropriados para crianças, pois falava sobre uma mulher que não gostava de homens com pênis pequeno. Assista ao vídeo:
2. Deslize semelhante aconteceu no “Clube da Criança”, apresentado na época por Angélica. Neste caso, porém, a inadequação foi ainda maior, pois a música do grupo Os Cascavellettes era cantada em português. O título: “Eu Quis Comer Você”. Assista ao vídeo:
3. Angélica ainda seria protagonista de outro momento bastante absurdo da programação infantil brasileira: a apresentação da banda Ratos de Porão no programa “Milk Shake”. Assista ao vídeo:
4. Além de inapropriado, a visita de índios de verdade no programa “Xou da Xuxa” se tornou um dos marcos do constrangimento na TV brasileira. Ao som da música “Brincar de Índio”, a presença dos convidados causa desconforto e até certo choque. Assista ao vídeo:
5. Quando apresentava o “Clube Da Criança” na extinta TV Manchete, Xuxa tinha comportamento pouco didático e sempre aparecia na telinha com roupas provocantes que, hoje, seriam consideradas um escândalo. Assista ao vídeo com alguns trechos do programa:
6. Na metade dos anos 90, bem no auge do axé, era comum em programas infantis a apresentação de dançarinas de minúsculos shorts em coreografias bastante ousadas e pouco apropriadas para crianças. Um exemplo? Assista abaixo ao vídeo do grupo É o Tchan no programa da Xuxa:
Televisão brasileira
- Veja os maiores micos de Ana Maria Braga
- Desenhos que marcaram a infância nos anos 80 e 90
- Qual é a maior vilã de novela de todos os tempos?