10 estrelas da música que detestam as músicas que você adora

Getty Images

Que Los Hermanos não gosta, ou pelo menos não gostava, de tocar Anna Júlia, todo mundo já sabe.

Mas não é só com os barbudos que esse fenômeno acontece, é comum que artistas e bandas sintam um leve ódio das canções que os fizeram ser reconhecidos pelo público. Tocar milhares de vezes a mesma música para um público que parece ignorar todas as outras canções para ouvir somente os “hits” pode se bastante irritante. Além de parecer que a banda é a famosa “one hit band” ou a “banda da música”. Não que elas não existam, mas os grupos que têm mínimo estofo querem mostrar que podem mais.
Então aqui vai uma lista de 10 artistas e bandas que simplesmente odeiam os suas músicas mais famosas.
#10 Baauer – “Harlem Shake”

Essa música deu origem a uma enxurrada de vídeos virais em que as pessoas fazem uma espécie de “flash mob” bastante esquisito. A canção já tinha sido lançada antes da moda dos vídeos começar, mas foi essa tendência que deu à música fama mundial, e que arruinou a canção para o artista.
#9 Bob Geldof – “Do They Know it’s Christmas?”

Soa um pouco estranho uma canção que não só uniu grandes estrelas da música em 1985, como fez isso por uma boa causa, arrecadando dinheiro para as crianças carentes (no festival Live Aid), desperte o desprezo de seu criador. Bob Geldof está farto de não poder ir até mercado no mês de dezembro sem ouvir sua música tocar repetidas vezes.
#8 Led Zeppeling – “Stairway to Heaven”

Como é possível que um clássico seja odiado por seus criadores, o próprio Robert Plant se refere a “Stairway to Heaven” como “essa maldita canção de casamento”. Tanto é que as reuniões da banda se viam “empacadas” porque Plant se negava veementemente a cantar a música. O que até é compreensível depois de ter de cantá-la por 17 anos seguidos em todos os shows.
#7 REM – “Shiny Happy People”

A verdade é que essa música não está nem perto de ser a melhor canção de REM (e seu otimismo empolgante é um pouco cansativo). A voz estridente de Kate Pierson (do B-52) também não ajuda muito. Michael Stipe soltou em 1991 a singela frase “odeio essa canção.” Agora o músico é um pouco menos drástico e se limita a dizer que sente um “agrado limitado” por ela. O REM se separou em 2011.
#6 Nirvana – “Smells Like Teen Spirit”

Nirvana rompeu com os preceitos da música, em 1991, com essa música. Mas, para seu criador, Kurt Cobain,, isso era uma vergonha, já que o publico estava tão empolgado com “Smells Like Teen Spriti” que se esquecia de outras músicas fabulosas da banda. O próprio Kurt Cobain disse que “é uma vergonha tocar essa música…Todo mundo tem se focado tanto nela”. Ele via a canção como nada mais que  uma homenagem ao Pixies e se negou a tocá-la em diversas ocasiões, dizia que não conseguia suportar tocar a música até o fim. Cobain chegou até a tirar sarro da música em playback de programa de auditório na Inglaterra.

#5 Bob Geldol – “We Are the World”

Gedolf mais uma vez na lista, e de novo com uma canção emblemática e caridosa. De fato “We Are the World” é a mais famosa de suas canções, e um das músicas mais famosas do mundo. Certa vez o compositor irlandês disse: “Sou responsável por duas das piores canções da história.” Talvez Gedolf tenha sido um pouco radical nessa declaração, mas é natural que ele, e nós também, estejamos cansados dessa canção.
#4 Oasis – “Wonderwall”

Quando se fala em Oasis, não há quem não lembre de “Wonderwall” logo de cara. Certamente a banda britânica tem muitos e melhores músicas. Mas “Wonderwall” lhes deu o impulso global que levou a banda a ser um dos grupos mais influentes do mundo. Nada disso impede que Lian Gallagher deteste a canção com todas as forças: “Não suporto essa maldita música. Odeio ela. Cada vez que preciso cantá-la tenho vontade de vomitar”.
#3 Miley Cyrus – “Party in the USA”

Esta é a música com a qual Miley Cyrus iniciou sua transmissão de Hanna Montana para uma diva pop bastante adulta. A canção foi amplamente aceita e, como Miley ainda não era a estrela polêmica que é hoje, a música é um símbolo da juventude americana ideal, patriota e linda. Um êxito que ningém pode negar, nem a própria Miley, que se recusou a cantar a música em algumas ocasiões.
#2 Madonna – “Like a Virgin”

Ainda que “Material Girl” talvez seja a canção que fez Madonna atingir sua fama espetacular, “Like a Virgin” foi a mais estrondosa. Uma música esperada ansiosamente pelos fãs nos shows da diva pop. E que deixa todos desolados quando, no fim do espetáculo, Madonna nem se quer canta um pedacinho da canção.  

Mas para que a rainha do pop cante novamente “Like a Virgin” deve haver muito, mais muito dinheiro envolvido… “Não estou segura para voltar a cantar ‘Holiday’ ou ‘Like a Virgin’ nunca mais. Simplesmente não posso, a menos que alguém me dê uns 30 milhões de dólares”. Além disso, a cantora confessou um fato engraçado: “Por alguma razão as pessoas acreditam que quando você sai com elas, vai a um restaurante ou algo do tipo, você quer escutar a sua música, e geralmente me colocam para escutar ‘Like a Virgin’, justo a que não quero ouvir.”
#1 Radiohead – Creep

Uma canção que marcou a dramática adolescência de muitos jovens em 1992. Mas, Radiohead, considerada uma das melhores bandas da atualidade, não é nenhuma “One Hit Wonder”. No entanto, as pessoas parecem acreditar que essa é a única música da banda liderada por Thom Yorke, que odeia profundamente “Creep” e a classifica como lixo. Em um show em Montreal, quando um fã pediu pra que a banda tocasse a música, Thom contestou com um simples “Eu….Estamos fartos dela”. De fato o guitarrista Jonny Greenwood confessou ter tentado sabotá-la durante as sessões de gravação palhetando a guitarra de forma bastante agressiva.