Atual apresentador do “Encontro”, Manoel Soares teve um passado simples e repleto de dificuldades. Durante alguns meses de sua juventude, o jornalista chegou a viver em situação de rua após deixar a Bahia para viver no Rio Grande do Sul, no fim da década de 1990. Saiba mais abaixo.
Manoel Soares já viveu em situação de rua
Em entrevista ao podcast “PodPah”, Manoel Soares contou que deixou Salvador, sua cidade natal, em 1997 para mudar-se para Porto Alegre — onde morou até 2016. A jornada, no entanto, não foi fácil: o então jornalista perdeu o emprego e teve que morar nas ruas por um tempo.
“Por volta de 1999, o emprego que eu e meu irmão tínhamos ‘caiu’ e a gente ficou sem nada. Ele, que tinha ido comigo [para Porto Alegre], voltou [para Salvador] e eu virei morador de rua. Tinha 19 para 20 anos”, detalhou Manoel aos apresentadores Igor Cavalari e Thiago Marques.
“Na zona norte [de Porto Alegre] tinha um viaduto e eu comecei a dormir ali. Deitava umas onze da noite e cinco da manhã os caminhões já começavam a roncar. Fiquei uns quatro meses na rua, nessa pele”, disse.
Ao “PodPah”, o apresentador do “Encontro” ainda explicou como conseguiu se sustentar durante esse difícil período.
“Eu era segurança de travestis na noite… A gente está falando de um cara de 20 e poucos anos, negro, grandão, sem nenhuma malícia de vida”, afirmou Manoel.
“Na noite, você acaba descobrindo formas de se sustentar. Por exemplo, tinha uns travestis na rua da frente e ninguém cuidava ‘deles’. Os homofóbicos iam lá, jogavam pedras ‘neles’ e tudo mais. Até que ‘eles’ me chamaram para, se alguém fizesse alguma coisa, correr atrás dos caras”, completou, referindo-se equivocadamente às travestis no gênero masculino.
Manoel trabalhou como gráfico e na área de construção civil até chegar à RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul. A partir de então, ele passou a fazer parte da grade de programas jornalísticos da emissora. O apresentador ganhou notoriedade ao fazer aparições no “Encontro com Fátimas Bernardes” (2017-2020) e comandar o “É de Casa” (2019-2022).