Motivos não faltam para celebridades que se recusaram a receber prêmios ou participarem de eventos importantes, como já aconteceu com o próprio Oscar, considerado o prêmio mais importante do cinema mundial. Um dos casos mais recentes foi o Globo de Ouro 2022, que sofreu um boicote coletivo.
Pela falta de adesão, a cerimônia foi realizada sem transmissão de TV e sem a presença de famosos ou da imprensa. Seja por convicções pessoais ou apoio a causas sociais, conheça as celebridades de Hollywood que fizeram questão ficar de fora de grandes eventos e homenagens nos últimos tempos:
Famosos que recusaram eventos e homenagens
Ariana Grande
Para quem não se lembra, em 2017, um homem-bomba provocou a morte de 22 pessoas em um estádio na cidade de Manchester, na Inglaterra, durante um show de Ariana Grande. Depois do ocorrido, a atriz e cantora realizou diversas ações de apoio às vítimas do atentado e, por isso, recebeu um título de honra no ano seguinte, que seria entregue pela Rainha da Inglaterra. No entanto, Ariana disse – educadamente – que não poderia participar da homenagem porque ainda estava de luto.
Chadwick Boseman
Chadwick Boseman, que morreu em 2020 vítima de um câncer, se destacou como o protagonista do filme “Pantera Negra” (2018) e, por isso, foi eleito o melhor herói no MTV Movie & TV Awards do mesmo ano. O ator subiu ao palco para receber o prêmio, mas acabou dedicando a estatueta a James Shaw Jr., “herói da vida real” que desarmou um atirador em um restaurante no Tenessee, Estados Unidos.
Elizabeth Taylor
A polêmica diva de Hollywood Elizabeth Taylor decidiu protestar, em 1966, para acompanhar o marido Richard Burton. O ator, que já tinha sido indicado ao Oscar outras vezes – sem nunca ter ganhado uma estatueta – optou por não comparecer à cerimônia por ter se sentir ignorado pela academia.
Na ocasião, o casal concorreria pelos papeis em “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” (1966). A curiosidade fica por conta de que, embora não tenha comparecido à premiação, Elizabeth venceu como a Melhor Atriz, mas não teve a oportunidade de subir ao palco para comemorar a estatueta.
Eminem
O rapper Eminem ganhou o Oscar de Melhor Canção Original com “Lose Yourself”, do filme “8 Mile: Rua das ilusões” (2002). Na época, os organizadores da premiação pediram que ele fizesse uma versão mais light da música para a cerimônia, o que provavelmente fez com que ele desistisse de ir à festa.
Apesar disso, Eminem chegou a dizer, em entrevista à revista Variety, que não compareceu porque acreditava que não ganharia. Mas, em 2020, ele fez uma apresentação surpresa e finalmente cantou “Lose Yourself”, um dos seus maiores sucessos como cantor, apesar de ter décadas que foi lançado.
George C. Scott
O primeiro ator que oficialmente recusou uma estatueta do Oscar foi George C. Scott. Ele foi indicado ao prêmio de Melhor Ator pelo papel em “Patton: Rebelde ou Herói?”, lançado em 1970, mas no dia do evento estava em casa, no interior do estado de Nova York.
O astro foi além: acusou a organização de fazer suspense por questões econômicas e chamou o Oscar de “desfile de carne humana” publicamente. Meses antes, ele teria enviado uma mensagem à academia dizendo que não queria receber o prêmio.
Gloria Groove
Não é só nas premiações internacionais que artistas recusam homenagens. Em 2021, a cantora Gloria Groove ficou de fora do Prêmio Multishow, o que rendeu muita reclamação por parte dos fãs da cantora. Anitta ganhou duas estatuetas na ocasião.
Para fazer justiça, ofereceu uma delas a Gloria, alegando que ela merecia por ser uma das grandes artistas pops do momento. A drag queen se recusou a receber a homenagem da colega e, em troca de mensagens nas redes, agradeceu a poderosa pelo prestígio.
Harry e Meghan
Um dos casais mais icônicos da atualidade chama atenção, entre outras coisas, porque demonstra que tem muita personalidade própria. Em 2020, Harry e Meghan recusaram o convite da academia para apresentar o prêmio de Melhor Filme na cerimônia do Oscar.
Segundo a revista Hello!, fontes reais confirmaram que o casal participou de um evento em Miami dias antes e que o duque e a duquesa de Sussex ficaram lisonjeados com o convite, mas deixaram claro que não poderiam participar, optando por sempre se manterem mais discretos.
Julie Andrews
Em 1996, Julie Andrews recusou a indicação ao Prêmio Tony, uma espécie de Oscar do teatro norte-americano, em protesto. Indicada pela terceira vez como Melhor Atriz em Musical, naquele ano, ela foi a única da equipe a ser lembrada pela organização da premiação e o fato parece não ter agradado a atriz.
Antes de uma apresentação de “Victor/Victoria”, Julie disse que não teria feito nada sozinha, citando membros do elenco e da produção, incluindo seu marido Blake Edwards, diretor da peça, repudiando a falta de reconhecimento da cerimônia onde seria entregue o troféu.
Katharine Hepburn
Entre os nomes das celebridades que recusaram estatuetas do Oscar aparece Katharine Hepburn, indicada 12 vezes à premiação. Pelos trabalhos em “Manhã de Glória” (1934), “Adivinhe Quem Vem para Jantar” (1968), “O Leão no Inverno” (1969) e “Num Lago Dourado” (1982), Katharine ganhou, mas a verdade é que a atriz simplesmente não apareceu para receber o Oscar em nenhuma delas. Para ela, a cerimônia não era importante. Em 1974, no entanto, ela foi à premiação para entregar uma estatueta.
Lorde
Em 2018, a cantora Lorde se recusou a fazer uma apresentação na cerimônia do Grammy. Na ocasião, ela concorria na categoria Álbum do Ano. A neozelandesa tomou essa decisão porque teria recebido um tratamento diferente dos outros indicados, todos homens: ela seria a única que não faria uma apresentação solo e, consequentemente, não teria a oportunidade de mostrar o trabalho pelo qual recebeu a indicação. Ela foi à premiação com um vestido vermelho que carregava um recado subliminar ao prêmio.
Marlon Brando
Marlon Brando também já se recusou a receber uma estatueta do Oscar. Pelo papel em “O Poderoso Chefão” (1973), o astro de Hollywood foi eleito o Melhor Ator, mas não compareceu à cerimônia em protesto. A índia Sacheen Littlefeather, atriz e ativista, foi responsável por representar o ator.
Pouco depois, Marlon divulgou um discurso à imprensa em que dizia que receber premiações era inapropriado no momento. No discurso, Sacheen disse que o ator não concordava com o tratamento dado aos índios na indústria cinematográfica, o que o levou a não querer fazer parte.
Will Smith e Jada Pinkett-Smith
Will Smith e Jada Pinkett-Smith se juntaram ao diretor Spike Lee, em 2016, para boicotar a cerimônia do Oscar. A decisão do trio se deu por conta de que, naquela edição e pela segunda vez consecutiva, nenhum negro foi indicado.
Pelo papel em “Um Homem Entre Gigantes” (2015), Will Smith foi aclamado pela crítica, e por isso a ausência do ator entre os indicados que teria causado muito desconforto. O protesto provocou debate na academia, que se comprometeu a revisar os critérios.
Woody Allen
Apesar das 24 indicações e quatro vitórias, o diretor Woody Allen só apareceu na cerimônia do Oscar uma única vez em 2022 – e foi para fazer um apelo para que os cineastas não parassem de filmar em Nova York, cidade que se recuperava dos ataques de 11 de setembro.
Quanto a todas as vezes em que simplesmente ignorou a premiação, Woody esclareceu que nunca gostou desse tipo de cerimônia por acreditar que isso é irrelevante e, portanto, não faz questão de receber, apesar de sempre ser lembrado pela academia.