A segunda fase de “Renascer”, que começa nos próximos capítulos, vai mostrar o triângulo amoroso vivido por Mariana (Theresa Fonseca), neta de Belarmino (Antonio Calloni), que acaba se apaixonando por João Pedro (Juan Paiva) e José Inocêncio (Marcos Palmeira), de quem chega a ficar noiva.
Triângulo amoroso entre José Inocêncio, João Pedro e Mariana
No capítulo 13, João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda, sem nem avisar José Inocêncio, que reage contrariado, uma vez que os dois se conhecem na casa de Jacutinga (Juliana Paes).
José Inocêncio fica desconcertado por Mariana, que confessa ao fazendeiro que é neta de Belarmino, mas esconde que o motivo de se aproximar do fazendeiro, em um primeiro momento, era o de vingar a morte do avô.
Quando descobre o parentesco, João Pedro fica revoltado com o fato do pai saber antes dele, beijando Mariana logo em seguida, quando a jovem se afasta e afirma tê-lo como um irmão e não namorado.
O protagonista também orienta João Pedro a não se envolver com Mariana, que convence o fazendeiro a deixá-la ir viajar com ele, quando também se apaixona pela moça, que vai lembrá-lo de Santinha (Duda Santos).
Ao voltar para a fazenda, José Inocêncio deixa Mariana na estrada, mas João Pedro faz questão de resgatá-la. A mocinha garante ao rapaz que o dono de tudo a aceitou na condição de filha e de irmã do jovem.
A questão é que José Inocêncio se rende às tentativas de aproximação de Mariana, chegando a ficar com ela, quando afirma para João Pedro que ela e o pai se gostam. Os dois ainda anunciam que vão se casar.