O que saber antes de ver “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”: é cheio de referências

Ganhando cada vez mais relevência no universo Marvel, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” chega aos cinemas trazendo uma nova era para o MCU. Desde o fim dos Vingadores, os estúdios programavam um novo tom e ritmo para as histórias dos heróis remanescentes.

Trazendo uma temática que começou a ser introduzida na série “Loki” e apareceu em “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, o segundo filme de Stephen Strang é carregado de referências do universo tecido pela Marvel, reunindo diversos acontecimentos – aparentemente – isolados. Confira!

Fatos do MCU para endender “Doutor Estranho 2”

Ligação com “X-Men”

Courtesy of Marvel Studios

Apesar de fazer parte da Marvel, até hoje os X-Men não foram introduzidos oficialmente no universo – mas tudo indica que “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” seja a oportunidade perfeita para que isso aconteça. Ainda mais por conta da redefinição do tempo em “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” (2014).

Mesmo com a morte de Professor X, seria possível o retorno dele para a teia de filmes por conta de sua consciência ter sido transferida para um irmão gêmeo em coma, o que possibilitaria este acontecimento!

Ligação com a Feiticeira Escarlate

Wanda encara seus traumas do passado em
Jay Maidment

Quando o mundo estava um verdadeiro caos, Wanda Maximoff e Stephen Strang ficaram frente a frente pela primeira vez. No último filme dos “Vingadores”, os dois lutaram juntos contra Thanos e o Doutor Estranho pôde testemunhar o imenso poder da Feiticeira Escarlate, podendo ser este um dos motivos para ter pedido sua ajuda neste novo longa.

Mas toda a trajetória de Wanda contará neste filme. Vale lembrar que, antes destes eventos, ela passou por um grande luto com a morte de Visão, mostrando como foi difícil superá-lo na série “WandaVision” (2021). Por conta de seu descontrole, ela acabou afetando muitas pessoas e, agora, vê uma oportunidade para se redimir.

Além do mais, após evoluir ainda mais o controle de seu poder, ela se torna a pessoa ideal para aprender a mágica do caos, com o Darkhold, conhecido também como livro dos malditos, que reúne perigosos feitiços, maldições e informações sobrenaturais.

Ligação com o Homem-Aranha

Em
Courtesy of Marvel Studios

Em “Homem-Aranha”: Sem Volta Para Casa” (2021), o caos apresentado em “Loki” (2021) pode ser visto com ainda mais detalhes. Por conta de uma bagunça temporal, os “vizinhos” de Peter de outras linhas temporais podem se encontrar – cena que levou os fãs à completa loucura.

Nele, Doutor Estanho é obrigado a intervir para tentar consertar a bagunça, mas graças a um feitiço mal lançado, Stephen terá problemas em dobro e precisará, mais do que nunca, devolver as coisas em seus devidos lugares.

Como “Loki” influenciou?

Courtesy of Marvel Studios

Após o fim dos eventos de “Vingadores: Ultimato” (2019), Loki ganhou sua própria série. Mostrando um novo lado do vilão, ele deu de cara com a Autoridade de Variância Temporal, que, supostamente, controla todas as realidades do Multiverso, para que a linha do tempo não entre em colapso e cause uma destruição generalizada. Esta foi a primeira vez que o termo Multiverso foi utilizado no MCU.

Morte da Dra. Christine Palmer

A série
Courtesy of Marvel Studios

Desta vez com fatos apresentados na série “E Se…?” (2021), descobrimos que foi graças à morte da Dra. Christine Palmer que Stephen Strange assumiu o seu destino como Doutor Estranho.

De forma sombria, o personagem ainda tentou ressucitá-la, mas essa atitude acabou ocasionando no surgimento de um novo paradoxo, podendo ser algo mencionado no novo longa.

Mudança de lados

Mephisto se torna o principal antagonista de Doutor Estranho.
JAY MAIDMENT

Um dos principais antagonistas de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, Karl Mordo nem sempre foi considerado vilão. Antes, o personagem era um dos grande amigos de Stephen, mas por conta de seus princípios opostos, os dois acabaram se tornando rivais.

Produções do MCU